Motivado pelas constantes mudanças no estilo de vida da população e pela crescente transformação digital, o segmento de franquias de alimentação (food service) vem ganhando cada vez mais destaque.
O setor é responsável por toda produção de alimentos e bebidas para o consumo de clientes fora de casa ou por meio de delivery, incluindo desde quiosques de comida em shoppings até restaurantes fixos.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de food service registrou um aumento de 17,9% em 2023 frente ao ano anterior, liderando o ranking de segmentos de franquias que mais cresceram no ano passado.
Ainda de acordo com a entidade, os principais fatores que explicam esse desempenho do setor alimentício são o aumento no número de marcas e unidades, o retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia, e o lançamento de produtos, reformulação e melhorias do cardápio.
“O segmento foi beneficiado pela forte retomada da vida social da população, especialmente dos pontos físicos, pela continuidade da venda por delivery como faturamento incremental, novos modelos e formatos focados em conveniência, tecnologia com foco em aumento da produtividade e à alta do tíquete médio”, avalia o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, durante o evento de apresentação do último Relatório de Desempenho do Franchising, em fevereiro.
Sendo assim, tais dados tornam o segmento de alimentação – food service uma opção atrativa tanto para aqueles que já atuam no mercado e desejam expandir sua atuação, como para novos investidores em busca de um cenário promissor para empreender.
Veja abaixo uma seleção de franquias de alimentação para investir a partir de R$ 60 mil listadas pelo Portal Achei Minha Franquia.
Sushiloko
A Sushiloko é uma rede de comida japonesa fundada em 2007. Atualmente, a marca conta com 39 unidades em vários estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Brasília. Para esse ano, os planos são expandir os negócios para a região Nordeste do país.
Investimento inicial: a partir de R$ 380 mil
Faturamento médio mensal: R$ 170 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses
House Forneria
A rede de pizzarias House Forneria nasceu em 2021, no Rio de Janeiro. A marca entrou para o franchising em 2023, e atualmente possui três unidades. Com o seu modelo híbrido de negócio, a marca oferece agilidade de entregas e ingredientes de qualidade em seus produtos.
Investimento inicial: R$ 230 mil
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 24 meses
Zé Coxinha
A rede de franquias pioneira em mini salgados na caixa, possui 40 unidades franqueadas. Além disso, com uma fábrica de mais de 1.000 m², tem capacidade para produzir mais de 20 mil salgados por hora, distribuindo à rede.
Investimento inicial: R$ 150 mil
Faturamento médio mensal: R$ 48 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 22 meses
Polar Shake
Franquia de milkshakes criada em 2023 para levar uma experiência diferenciada para a terra natal do produto, nos Estados Unidos. Para esse ano, a marca planeja abrir 30 unidades em solo norte-americano.
Investimento inicial: a partir de R$ 600 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 190 mil e R$ 290 mil
Prazo para retorno: entre 12 e 15 meses
FiChips
É uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária típica do Reino Unido. Dessa forma, a marca dispõe de seis modelos de negócio: delivery para cidades com até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e dois formatos de loja de rua estilo pub. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possuem um cardápio único.
Taxa de investimento inicial: de R$ 162 mil a R$ 399 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 122 mil
Prazo para retorno: entre 14 e 24 meses
Água Doce Sabores do Brasil
Os restaurantes da Água Doce oferecem para famílias e grupos de amigos um espaço para refeições e confraternizações. Atualmente, a marca possui 80 unidades em sete estados brasileiros. Além disso, a franquia oferece dois modelos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço, happy hour e o tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.
Investimento Inicial: a partir de R$ 460 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
Prazo para retorno: a partir de 24 meses
Grupo ATW
O Grupo ATW é uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. Ademais, a marca é pioneira em desenvolver negócios e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, de frango frito, e a O Que Comer, Fernando?, de comida brasileira. Sua mais recente aquisição é a rede Brasileirinho Delivery.
Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
Faturamento médio mensal: R$ 240 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 24 meses
Montana Grill
O Montana Grill é uma rede especializada em cortes de carne selecionados. A marca já conquistou prêmios como o de Franquia do Ano (PEGN/2022), Melhor Franquia de Alimentação (PEGN/2016 e 2019) e avaliação 5 Estrelas por sua performance, além de 19 Selos de Excelência em Franchising, conferidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Atualmente, a rede conta com mais de 110 unidades espalhadas por 13 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
Faturamento médio mensal: R$ 170 mil
Prazo para retorno: a partir de 30 meses
Ice Cream Roll
Fundada em 2017, no interior de São Paulo, a Ice Cream Roll é a maior franqueadora de sorvete na chapa do mundo. A marca conta com 66 unidades distribuídas em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A rede também investe em produtos sazonais, como o Gelato no Palito, que pode ser personalizado pelo cliente.
Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil (Quiosque compacto)
Faturamento médio mensal: R$ 75 mil (Quiosques)
Prazo para retorno: 12 meses (Quiosques)
Bom Beef Açougue
Criada pelo açougueiro, influenciador e empreendedor Domingos Neto, mais conhecido como Netão, a franquia Bom Beef destaca-se pela sua extensa gama de cortes especiais de carne. Atualmente, a rede já possui mais de 110 unidades comercializadas e está presente em 19 estados.
Investimento inicial: a partir de R$ 320 mil (modelo Express e Container)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 180 mil
Prazo para retorno: entre 12 e 28 meses
Divino Fogão
O Divino Fogão nasceu em 1984, e tem como carro-chefe comida típica de fazenda. Desse modo, a rede conta hoje com mais de 210 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.
Investimento Inicial: a partir de R$ 950 mil
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
Prazo para retorno: 36 meses
Itália no Box
A Itália no Box, rede no segmento de alimento, foi fundada em 2016 com o objetivo de oferecer massas italianas com um preço acessível. Dois anos após sua inauguração, a marca entrou para o mundo do franchising e atualmente está presente em 18 estados do país, com 100 lojas franqueadas. Em 2023, a marca alcançou o faturamento de R$ 70 milhões.
Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Prazo para retorno: 18 meses
Crepefy
A Crepefy é uma rede de franquias especializadas no modelo europeu de crepe francês. Além disso, ela é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery e eventos corporativos. Em 2023, entrou para o franchising com três modelos de negócios: loja de rua, quiosque e container.
Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
Prazo para retorno: 9 a 18 meses
Flash Mix
A Flash Mix, fundada em 2021, é uma rede de sorveterias que conta com uma vasta variedade de sorvetes, milk shakes, casquinhas, churros e, principalmente, o tradicional “Chuvete”, produto autoral que consiste em uma casquinha de churros trufada e sorvete de acompanhamento.
Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
Prazo para retorno: entre 12 e 16 meses
American Cookies
A American Cookies surgiu em 2015, oferecendo cookies no estilo americano aos seus clientes. A marca aposta em três modelos de negócio para os seus franqueados: quiosque, container e loja tradicional. Atualmente, a franquia conta com 57 unidades em 11 estados brasileiros.
Investimento inicial: a partir de R$ 159 mil (Container)
Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 100 mil (Container)
Prazo para retorno: entre 18 e 24 meses
Suud Culinária Árabe
O Suud é uma casa libanesa que existe há seis anos em Niterói, no Rio de Janeiro. Sua proposta é que os consumidores possam viajar pelo mundo árabe através da culinária. Desde que entrou para o franchising em fevereiro de 2024, a marca entrou oferece dois formatos de negócio: loja, cujo formato comporta uma estrutura e investimento menor; e restaurante, com uma estrutura mais robusta.
Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil (Modelo Loja)
Faturamento médio mensal: Não informado
Prazo para retorno: 19 meses
Splash Bebidas Urbanas
A Splash Bebidas Urbanas foi criada em 2018 e possui a apresentadora e ex-BBB Sabrina Sato como sócia. Além disso, a marca tem mais de 120 unidades pelo Brasil e apresenta um mix de produtos com doces, salgados, bebidas quentes e geladas, cafés e opções veganas ou sem açúcar, que atende a diversos públicos a qualquer momento do dia.
Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
Prazo para retorno: entre 15 e 18 meses
Sal e Brasa Grill Express
Criada em 2015, a Sal e Brasa Grill Express é uma rede de franquias que dispõe de dois modelos: loja tradicional, em shopping centers, e loja de rua. Atualmente, conta com mais de 40 unidades pelo Brasil, tornando-se a maior rede de grelhados do Nordeste.
Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil (modelo loja de rua)
Faturamento médio mensal: R$ 210 mil
Prazo para retorno: entre 36 e 40 meses
Mané
Desde que foi fundada, em 2019, a rede de botecos Mané tem como objetivo proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de boteco. Em junho de 2021, a rede foi integrada ao grupo Impettus, holding que detém também as marcas Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e Bendito, para ter seu conceito replicado por todo o Brasil. Atualmente, conta com 27 unidades e almeja expansão na região Sudeste.
Investimento inicial: a partir de R$ 548 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 200 mil
Prazo para retorno: entre 24 e 36 meses
Johnny Rockets
A marca americana Johnny Rockets foi criada em 1986 e abriu sua primeira unidade no Brasil em 2013. As lojas possuem a temática dos anos 1950 e oferecem uma grande variedade de bebidas e hambúrgueres no cardápio. Atualmente, marca presença em 20 países e alcançou o faturamento global de R$ 5 bilhões.
Investimento inicial: a partir de R$ 960 mil
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil (modelo Express)
Prazo para retorno: 18 a 36 meses
Spicy Tuna
A Spicy Tuna é uma rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano, que apresenta a verdadeira experiência da cozinha nativa de Honolulu. Além disso, a rede conta com uma operação enxuta e a utilização de automação de processos, disponibilizando modelos em lojas de rua, shopping e quiosque.
Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 120 mil a R$ 150 mil
Prazo para retorno: até 18 meses
Bendito
Por fim, a Bendito é opção de franquia especializada em cookies, brownies, cafés e salgados. Aderiu ao franchising em 2017 e atualmente conta com 7 lojas presenciais no Rio de Janeiro. A marca oferece três modelos de negócio: loja de rua, quiosque e o modelo de microfranquia, com o Carrinho Bendito, na qual o próprio franqueado pode operar, sem necessidade de funcionário.
Investimento inicial: R$ 60 mil (microfranquia)
Faturamento médio mensal: entre R$ 10 mil e R$ 12 mil (microfranquia)
Prazo para retorno: de 24 a 36 meses
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.