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Geração Z: cresce número de jovens à frente de franquias

Em um contexto onde independência e criatividade são valores preeminentes, a geração Z emerge como líder de uma transformação no universo empresarial e cada vez mais jovens estão à frente dos negócios, como as franquias.

Afinal, os jovens estão cada vez mais adentrando no universo do empreendedorismo, desafiando paradigmas e forjando um horizonte onde a originalidade e a coragem se combinam harmoniosamente.

Ao contrário de gerações anteriores, a ascensão de jovens pioneiros no empreendedorismo tem ganhado notoriedade. Segundo pesquisa do Monitor Global de Empreendedorismo, cerca de oito milhões de jovens brasileiros com idades entre 18 e 24 anos estão à frente de seus negócios.

O estudo revela ainda um dado importante sobre o interesse dos jovens pelo empreendedorismo. Pelo segundo ano consecutivo, registrou-se um aumento de 10% na compra de franquias por menores de 24 anos diretamente, ou com a participação dos pais na negociação. Assim, cada vez mais jovens estão à frente de franquias.

“Esses jovens são tecnológicos e conseguem impulsionar o negócio, buscam por inovação e soluções criativas, e o perfil resiliente facilita a adaptação ao mercado”, afirma Lucien Newton, especialista em franquias e vice-presidente da vertical de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto.

Jovem empreendedora começou ajudando o pai

Corroborando o estudo, a jovem empreendedora Ana Carolina da Silva, de 23 anos, é diretora geral da franquia AF Crédito Soluções Financeiras. Desse modo, a jovem conta que herdou o bastão do pai no negócio entrou na empresa apenas para “quebrar um galho” na parte financeira.

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Contudo, não teve jeito e com o tempo ganhou espaço no negócio e conquistou sua vontade em trilhar o caminho ao lado do pai, tornando-se, hoje, seu braço direito na empresa.

“Ser tão jovem e desempenhar um papel tão importante no ramo em que atuamos, onde ainda somos minoria, é muito difícil. Por diversas vezes em reuniões observei olhares preconceituosos, falas depreciadas. E por esse motivo já me peguei tendo aquela velha síndrome da impostora que ultrapassa gerações. As pessoas sempre acham que por você ser jovem e mulher, você não tem conhecimento, não tem potencial, não está fazendo o suficiente”, revelou Ana Carolina.

Embora a desconfiança ao redor, conta que manteve o foco nos negócios. “Nós não somos o que o outro diz e por mais jovem que eu seja, sempre soube muito bem onde queria e quero chega. E ninguém pode me dizer o contrário”, salienta a diretora da franquia do segmento financeiro.

Segmentos que mais atraem a geração Z

Entre as inúmeras oportunidades de investimento, existem segmentos promissores que chamam a atenção e despertam o interesse dos jovens.

Saúde: Nessa área é possível atuar com a telemedicina, aplicativos de saúde, serviços de bem-estar e produtos naturais.

Sustentabilidade: Já nesse setor as soluções para energia renovável, reciclagem, agricultura urbana e consumo consciente, estão em evidência.

Estética: Esse segmento traz oportunidades como clínicas especializadas em procedimentos, estética para homens e mulheres. Se trata de uma área em expansão que sempre trará novidades.

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Gastronomia: Um dos que mais cresce, são inúmeras opções como: delivery, pubs, negócios relacionados a eventos.

Principais desafios aos jovens à frente de franquias

Vale destacar a importância do suporte da franqueadora e as habilidades que esses jovens trazem como bagagem e desafios que fazem parte da rotina dos jovens à frente de franquias.

Newton explica, que existem alguns obstáculos como experiência limitada, burocracias, competição acirrada e principalmente, conciliar com a vida pessoal, e que  grande parte destes desafios são facilitados quando a rede oferece o apoio aos franqueados.

Além disso, enfatiza que grande parte desses desafios pode ser mitigada quando a rede franqueadora oferece apoio aos seus parceiros. Outro ponto é a importância das competências digitais, que têm um impacto significativo na estratégia de negócios.

“Através dela se cria uma presença online forte, é possível automatizar tarefas e analisar dados, conectar-se com cliente e parceiros, além de oferecer produtos e serviços inovadores, permitindo que os jovens empreendedores alcancem seus objetivos e construam negócios de sucesso”, finaliza Lucien Newton.