Franquia Casa do Pao de Queijo

O que se sabe sobre as franquias Casa do Pão de Queijo após pedido de RJ

A Casa do Pão de Queijo, uma das redes de franquias mais tradicionais do Brasil, anunciou ter entrado com pedido de recuperação judicial nesta segunda-feira (1), por conta de uma dívida na casa dos R$ 57,5 milhões.

A notícia pegou o mercado de surpresa e tem gerado grande repercussão no setor de franquias, levantando questões sobre a saúde e os desafios do mercado.

A marca, conhecida por seus produtos icônicos e presença marcante em shoppings, aeroportos e estações, enfrenta dificuldades financeiras significativas.

A pandemia, que afetou drasticamente o fluxo de clientes, a alta nos custos operacionais e o aumento dos preços dos insumos são apontados como as principais causas da crise.

Em entrevista exclusiva ao Portal Achei Minha Franquia, Paulo Cesar Mauro, presidente da Global Franchise e responsável pela formatação do sistema de franquias da Casa do Pão de Queijo ao final dos anos 80, diz estar “em choque” com a notícia.

“Posso supor o que levou à situação, mas vejo a recuperação judicial como uma medida estratégica para reorganizar a estrutura financeira da empresa e permitir que ela continue operando. É um processo que, se bem conduzido, pode restaurar a saúde financeira da rede”, explica Mauro.

Impactos no setor de franquias

A recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo é um sinal de alerta para o setor de franquias. Historicamente, o franchising é considerado um modelo de negócio mais seguro, mas a atual crise econômica mostra que nenhuma rede está imune.

Veja Também:  5 franquias para o período de volta às aulas

“O mercado de franquias precisa se adaptar constantemente às mudanças econômicas e de consumo. Inovação e gestão eficiente são essenciais para a sobrevivência e crescimento das redes”, diz o especialista, que também é autor de vários livros sobre franchising, sendo mais recente O Franchising Do Futuro, O Futuro Do Franchising, obra que teve versões traduzidas para outras línguas além do português.

Como ficam as franquias da Casa do Pão de Queijo

Apesar do pedido de recuperação judicial, a Casa do Pão de Queijo assegurou que as operações das franquias continuarão normalmente.

Em nota, a empresa diz estar comprometida em manter as operações e garantir que os franqueados recebam o suporte necessário durante o período. Inclusive, em um trecho, a franqueadora garante que deverá abrir novas unidades franqueadas.

Entenda o que é recuperação judicial

Recuperação judicial é um processo legal utilizado por empresas em dificuldades financeiras para evitar a falência. Prevista na Lei de Recuperação de Empresas e Falências (Lei nº 11.101/2005), a recuperação judicial permite que a empresa continue operando enquanto negocia com seus credores um plano de reestruturação da dívida. Esse plano, se aprovado, dá à empresa tempo e condições para reorganizar suas finanças e retomar o crescimento.

A solicitação de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo vai colocar à prova sua capacidade de adaptação e inovação, crucial para a sobrevivência e prosperidade do negócio.

Veja Também:  Zee.Dog, do Grupo Petz, aposta em expansão por franquias

Acompanhe o Portal Achei Minha Franquia para mais análises e atualizações sobre este e outros casos que impactam o mercado de franchising.

Veja a nota oficial emitida pela Casa do Pão de Queijo:

“A Casa do Pão de Queijo, fundada em 1967, experimentou sólido crescimento e franca expansão a partir da icônica receita de pão de queijo que se mantém como carro-chefe da empresa. No entanto, foi fortemente impactada pela pandemia de Covid-19, que obrigou a suspensão de atividades por razões sanitárias com a consequente perda de produtos, sem uma contrapartida suficiente em termos de aluguéis de lojas, pagamento de funcionários e contratos com fornecedores.

A essa situação, acrescentou-se um cenário macroeconômico pouco favorável, em especial com os juros altos que afetaram não apenas a companhia, mas também vários setores da economia, notadamente o Varejo.

Mais recentemente, novos episódios climáticos desfavoráveis também implicaram perda de receitas relevantes, o que levou a Casa do Pão de Queijo a entrar com um pedido de Recuperação Judicial (Processo nº 1000235-18.2024.8.26.0354) visando à uma ampla e negociada solução para a situação financeira atual, de modo a permitir à Direção da empresa honrar todos os seus compromissos.

As operações da companhia devem continuar normalmente na fábrica, nas lojas próprias e nas franquias, que, inclusive, devem abrir novos pontos de venda. Também estão previstos lançamentos de produtos no final do ano, como de costume.

É pertinente salientar que, ao longo de toda a sua história, a Casa do Pão de Queijo se tornou uma referência no mercado brasileiro em termos de tradição, inovação, qualidade de seus produtos e continuado respeito a seus fornecedores, clientes e colaboradores.”

Encontre Franquias de:
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Últimas Notícias