Franquia Splash Bebidas Urbanas

Splash Bebidas Urbanas abre primeira unidade internacional

A Splash Bebidas Urbanas, rede de cafeterias especializada em bebidas e alimentos prontos para o consumo, deu início ao seu processo de internacionalização com a abertura da sua primeira unidade em Portugal. Por isso, a escolha do país lusitano se dá pelo fit cultural próximo ao do Brasil e pela alta presença da comunidade brasileira, o que representa uma oportunidade estratégica para a marca.

A primeira unidade da marca fora do Brasil, localizada na cidade do Porto, está programada para inaugurar ainda em 2024. Essa unidade seguirá o mesmo modelo de loja, porém com algumas adaptações para atender à cultura local, como a inclusão de produtos portugueses no menu.

ChatGPT

Além disso, a marca oferecerá alguns produtos brasileiros, como pão de queijo, coxinha e brigadeiro, aos clientes, como uma forma de levar um pouco da origem da marca para Portugal.

De acordo com Lucas Moreira, CEO da Splash Bebidas Urbanas, a rede buscou um franqueado brasileiro que residisse em Portugal, trazendo consigo o conhecimento da marca e o entusiasmo em fazer parte desse novo e importante momento da empresa. Agora, os planos são altos ainda no primeiro ano de atuação na Europa. “Temos planos de chegar a 30 unidades no país já no primeiro ano de atuação”, afirmou o empresário.

Sobre a previsão a curto prazo, Moreira ressaltou que a projeção da marca é fazer um investimento significativo no processo de expansão internacional. “Estimamos investir aproximadamente R$ 15 milhões, que serão destinados à implantação dessas lojas ao longo do período, em Portugal”, revelou.

Splash Bebidas Urbanas quer expandir para outros países

Moreira afirmou ainda que o foco inicial é Portugal, mas que a empresa não descarta explorar novos mercados, inclusive em países vizinhos. “Recebemos o interesse de parceiros para os Estados Unidos, além também de países mais próximos, como Chile, Uruguai e Paraguai”, afirma Moreira. 

Em estudos recentes, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou um crescimento de 10% no processo de internacionalização de franquias brasileiras. Atualmente, são mais de 200 marcas em 126 nações. Ainda de acordo com a pesquisa, os países com as maiores atuações de franquias brasileiras são justamente os Estados Unidos, Portugal e Paraguai.

Criada em 2018, a rede possui a ex-BBB Sabrina Sato como sócia. Aos empreendedores que queiram investir em uma marca especializada no segmento de alimentos, o valor inicial é a partir de R$ 130 mil. Já o faturamento médio mensal é de R$ 45 mil, com prazo de retorno estimado entre 15 e 18 meses.