A estratégia redes que parcelam a taxa de franquia é adotada por marcas para atrair e viabilizar a entrada de novos empreendedores no mercado. Ao oferecer a opção de parcelamento, reduzem a barreira financeira inicial, tornando o investimento mais acessível e atraente para potenciais franqueados.
Essa estratégia não apenas amplia o alcance da rede, ao permitir que um público mais diversificado possa ingressar no sistema de franquias, mas também fortalece a sustentabilidade do negócio ao aumentar o número de unidades e a presença da marca em diferentes regiões.
Assim, na avaliação de Erlon Labatut, especialista em franchising e sócio-diretor da consultoria Franqueador.com., as redes que parcelam a taxa de franquia permitem o acesso a novos franqueados, que muitas vezes não tem o capital total para investir na franquia naquele momento.
“O parcelamento aumenta o leque de potenciais franqueados, permitindo uma seleção mais focada em aspectos para além do financeiro, como habilidades técnicas, experiência de mercado e alinhamento com os valores da marca”, destaca o especialista.
Por isso, ao aliviar a pressão financeira inicial, os novos membros da rede têm mais tempo e recursos para se concentrarem no desenvolvimento do negócio e alcançarem resultados positivos. “Há ainda aqueles que aproveitam o parcelamento para guardar uma parte do capital e transforma-la em capital de giro”, completa Labatut.
Seleção de redes que parcelam a taxa de franquia
Em geral, o parcelamento da taxa de franquia emerge não apenas como uma ferramenta de crescimento, mas também como uma estratégia eficaz para fortalecer os laços colaborativos dentro da rede de franquias.
Para os empreendedores que queiram ser donos do próprio negócio, o Portal Achei Minha Franquia separou algumas opções de redes que parcelam a taxa de franquia.
Majo Beauty Club
Para os empreendedores que se identificam com o segmento de beleza e bem-estar, a Majo Beauty Club é uma rede de franquias especializada em serviços de beleza e bem-estar como estética avançada, depilação a laser, design de sobrancelhas, podologia, manicure e pedicure.
Investimento inicial: R$ 247 mil
Valor da taxa de franquia: R$ 58 mil
Em quantas vezes parcela: em até 3 vezes
Faturamento médio mensal: R$ 55 mil
Prazo para retorno: entre 27 e 36 meses
Dóffee
Pioneiros no mercado de donuts no Brasil, a Dóffee surgiu em 2019, em Curitiba (PR). Atualmente, a rede possui mais de 20 lojas espalhadas entre diversos estados brasileiros, e uma fábrica própria que está em processo de expansão. A previsão é faturar mais de R$ 30 milhões em 2024.
Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
Valor da taxa de franquia: a partir de R$ 45 mil
Em quantas vezes parcela: em até 10 vezes
Faturamento médio mensal: R$ 75 mil
Prazo para retorno: 24 meses
Love Gifts
A Love Gifts, franquia de presentes criativos, foi fundada em 2014 e oferece uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Atualmente, a marca conta com mais de 70 unidades espalhadas por todo o Brasil. Além disso, como os modelos de franquias home based, a marca possibilita que o franqueado opere de onde estiver, bastando ter um notebook com acesso à internet.
Investimento inicial: a partir de R$ 16.900,00
Valor da taxa de franquia: R$ 11 mil
Em quantas vezes parcela: parcelamento total do investimento em 12 x R$ 1.408,33
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Prazo para retorno: entre 12 e 18 meses
Power Mais Energia Fotovoltaica
A Power Mais Energia Fotovoltaica, franquia do segmento de casa e construção, nasceu como um produto financeiro para redução de custo fixo em uma fintech. Após seu grande sucesso, migrou para o franchising em 2020 e faz parte do Grupo License Consultoria e Franchise. Deste modo, o franqueado da marca não se preocupa com nenhuma etapa do processo após a venda, tudo é feito por intermédio da matriz, garantindo um padrão de qualidade em todo Brasil.
Investimento inicial: a partir de R$ 34.990
Valor da taxa de franquia: a partir de R$ 25 mil
Em quantas vezes parcela: até 21 vezes no cartão de crédito com juros
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo para retorno: 4 meses
Unhas Cariocas
Rede que faz parte do segmento de beleza, a Unhas Cariocas é uma opção interessante para quem quer empreender em uma rede que parcela a taxa de franquia. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. Atualmente, a rede possui 95 unidades em todo o país
Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil
Valor da taxa de franquia: a partir de R$ 40 mil
Em quantas vezes parcela: em 6 ou 10 vezes com a taxa da máquina de cartão
Faturamento médio mensal: entre R$ 60 a R$ 80 mil
Prazo para retorno: 12 a 24 meses
Outlet Lingerie
A franquia Outlet Lingerie é considerada uma das grandes compradoras de moda íntima do mercado nacional e trabalha com um estoque superior a 800 mil peças de grandes marcas femininas e masculinas, que são renovadas mensalmente em todas as lojas. Atualmente, são mais de 100 lojas em operação em diversas regiões do país.
Investimento inicial: a partir de R$ 275 mil
Valor da taxa de franquia: a partir de R$ 35 mil
Em quantas vezes parcela: em até 3 vezes
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Prazo para retorno: 24 e 36 meses
Dr. Shape
Maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil, a Dr. Shape conta com 70 lojas em operação. Possui dois formatos de negócios: Dr. Shape Express, varejo de suplementos e artigos esportivos, e Dr. Shape Viva na Medida, loja com clínica de emagrecimento.
Investimento inicial: Dr. Shape Express, a partir de R$ 250 mil
Valor da taxa de franquia: R$ 57 mil
Em quantas vezes parcela: com entrada de 20% e saldo parcelado em 10 vezes
Faturamento médio mensal: entre R$ 70 mil a R$ 100 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses
Escova Express
Rede de franquias no segmento de beleza, a marca Escova Express é referência no mercado de beleza e utiliza os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Com atendimentos que dispensam agendamento prévio, a rede otimiza o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas.
Investimento inicial: R$ 230 mil
Valor da taxa de franquia: R$ 40 mil
Em quantas vezes parcela: em 6 ou 10 vezes com a taxa da máquina de cartão
Faturamento médio mensal: entre R$ 60 mil a R$ 80 mil
Prazo para retorno: 18 a 24 meses
Clinicão
Pioneira no segmento de franquias de serviços veterinários no Brasil, a Clinicão tem mais de 30 anos no mercado. Fundada pela médica veterinária Monique Rodrigues, em 1993, com uma clínica em Guaratinguetá (SP), tornou-se referência no atendimento a pets. Em 2017, a marca entrou para o franchising com o propósito de desenvolver veterinários empreendedores.
Investimento inicial: a partir de R$ 271 mil
Valor da taxa de franquia: R$ 50 mil
Em quantas vezes parcela: em até 3 vezes
Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
Prazo para retorno: 26 a 32 meses
Gigatron
A Gigatron Franchising oferece produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Como resultado ao uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço criado pela empresa, a marca realizou sua entrada no franchising em 2012.
Investimento inicial: entre R$ 2 mil a R$ 20 mil (incluindo taxa de franquia e capital de giro)
Valor da taxa de franquia: modelo Plano Habitacional R$ 2 mil; modelo Cloud R$ 10 mil; modelo Premium R$ 20 mil
Em quantas vezes parcela: modelo Habitacional parcelamento em até 2 vezes no boleto; modelos Cloud e Premium é possível parcelar a taxa de franquia em até 10 vezes sem juros no boleto ou 12 vezes no cartão com juros.
Faturamento médio mensal: entre R$ 5 mil a R$ 9 mil
Prazo para retorno: 1 a 12 meses
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.