Estética impulsiona franquias de saúde, beleza e bem-estar

Segundo o último relatório de desempenho divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), referente ao ano de 2023, o segmento de franquias de Saúde, Beleza e Bem-estar cresceu 17,5%, ocupando o segundo lugar entre os melhores resultados. Mas afinal, quais os motivos por trás desse aumento? 

Em entrevista exclusiva ao Portal Achei Minha Franquia, Nelson Lins, CEO da Rede Face Doctor, comentou sobre sua perspectiva em relação à expansão significativa do setor de estética. “De uma maneira geral, percebemos que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, com a qualidade de vida e com a longevidade. Por isso, estão recorrendo mais à prática de atividades físicas e também de tratamentos estéticos”, avalia.

Mercado de beleza no Brasil 

De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil é o segundo na lista dos países em números de cirurgias plásticas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

Com o faturamento de cerca de R$ 50 bilhões e mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos realizados anualmente, o mercado brasileiro de estética torna-se cada vez mais promissor a futuros investidores. 

Dentre os procedimentos mais procurados, destacam-se o botox, a harmonização fácil e os preenchedores. Há também outros tratamentos rotineiros e menos invasivos, como depilação a laser e limpeza de pele. 

Wlamir Bello, sócio da rede Maislaser, ressalta o quanto o mercado ainda é recente e favorável a futuros crescimentos e oportunidades. “O segmento de franquias de estética e saúde tem um potencial de crescimento nos próximos anos porque seu ciclo de vida é praticamente recente em comparação a outros. Ele é impulsionado por diversos fatores, incluindo a crescente preocupação com o bem-estar, a busca por uma vida saudável e a demanda por serviços de beleza e cuidados pessoais”, analisa.  

O futuro das franquias de estética

Ana Paula Ferro, CEO da Emporium da Beleza, também acredita que o futuro do segmento será promissor. “Hoje, a preocupação com saúde e estética é maior. As pessoas têm focado muito no cuidado com a aparência, e os avanços nas tecnologias tendem a impulsionar ainda mais esse crescimento. Acredito que o mercado ainda vai se profissionalizar, além dos investidores buscarem, cada vez mais, mercados com crescimento acima de dois dígitos por conta da baixa da Selic”, comenta a executiva. 

Além disso, com novas tecnologias sendo implementadas, estima-se que os procedimentos estéticos passem a ser cada vez menos invasivos e com resultados mais satisfatórios. 

“Cada dia mais, a tecnologia de processos injetáveis e de equipamentos trazem resultados muito satisfatórios, muitas vezes substituindo cirurgias e outros métodos mais invasivos, tendo assim uma demanda cada dia mais crescente”, complementa Lins, da Face Doctor. 

Luzia Costa, especialista em estética e fundadora da SóBrancelhas, enfatiza a importância de olhar para além dos lucros do setor. “Acredito que em todos os setores é primordial se identificar com o segmento. Não adianta só olhar números. Você precisa gostar, se identificar e estar antenado”, ressalta. 

A perspectiva positiva abordada por profissionais do setor de estética não deixa dúvidas quanto ao potencial de crescimento e lucratividade das franquias de saúde, beleza e bem-estar. 

Aos investidores

Além dos fatores já mencionados, como o aumento da preocupação com a saúde e a aparência, a evolução tecnológica e a busca por procedimentos menos invasivos, é fundamental destacar a importância da escolha consciente ao investir em uma franquia. 

O mercado de franquias de estética oferece uma gama variada de oportunidades, desde clínicas especializadas em procedimentos avançados até redes de cuidados mais básicos, como estéticas faciais e corporais. No entanto, o sucesso no empreendimento vai além da escolha do segmento. O processo envolve a identificação com os valores da marca, o comprometimento com a excelência no atendimento e a constante busca por inovação e atualização profissional.

Portanto, para quem considera investir neste mercado, é crucial realizar uma pesquisa aprofundada, entender o perfil do consumidor local, os serviços mais demandados e as tendências do setor. Além disso, deve-se considerar a sustentabilidade do negócio a longo prazo, avaliando o suporte oferecido pela franqueadora em termos de treinamento, marketing e gestão operacional.