Alavancado pela crescente conscientização sobre saúde e bem-estar, as redes de franquias fitness são ótimas opções para quem deseja empreender no segmento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde, beleza e bem-estar cresceu 13,7% no 3º trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esse crescimento expressivo reflete a busca contínua por um estilo de vida mais saudável e ativo por parte dos consumidores, impulsionando as redes de franquias fitness a inovar em seus serviços, produtos ou alimentos, oferecendo experiências diferenciadas para atender a essa demanda crescente.
“O crescimento observado em todos os segmentos do franchising, como, aliás, vem ocorrendo nos trimestres anteriores, reafirma a consolidação do crescimento do setor, com os planos de expansão das redes colocados em prática, apoiadas por sinais positivos no ambiente econômico e a disposição do brasileiro em empreender”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Para quem sonha em ter o próprio negócio e se identifica com o setor, o Achei Minha Franquia listou abaixo algumas redes de franquias fitness no segmento de saúde e bem-estar.
TECFIT
A academia sem pesos TECFIT é líder nacional no mercado de treino eletro e foi pioneira ao trazer a tecnologia para o Brasil. A metodologia utilizada pela franquia se tornou viral nas redes e surpreende até hoje pelo fato de promover um treinamento personalizado com sessões rápidas de até 20 minutos. Em 2022, a TECFIT faturou R$ 28 milhões e possui mais de 7.500 alunos ativos espalhados em 51 unidades no Brasil.
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 25 mil e R$ 140 mil
Prazo para retorno: entre 12 meses e 26 meses
Red Fitness
Criada em 2013, a rede conta atualmente com cinco unidades em operação e mais duas em fase de implantação. A meta para os próximos quatro anos é chegar ao total de 70 academias e 140 mil alunos. Além disso, a Red Fitness conta com um modelo de treino patenteado e, recentemente, anunciaram Scheila Carvalho como nova embaixadora da marca.
Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 milhões
Faturamento médio mensal: R$ 322 mil
Prazo para retorno: 23 meses
Selfit Academias
Com a primeira unidade inaugurada em 2012, em Salvador (BA), a Selfit Academias tornou-se uma das maiores redes na América Latina. Atualmente, são mais de 100 unidades em operação em quase todos os estados do Brasil divididas entre unidades próprias e franquias.
Investimento inicial: a partir de R$ 3 milhões
Faturamento médio mensal: R$ 400 mil
Prazo para retorno: 36 meses
Bodytech
Nascida em 2005 no Rio de Janeiro com a missão de promover saúde e lazer através do movimento, a Bodytech se expandiu e atualmente conta com 75 unidades nas principais cidades do país. Desde o início, os esforços da rede se concentram em garantir inovação com estruturas confortáveis, inteligentes e que incentivam todos os perfis de pessoas a terem uma rotina mais ativa.
Investimento inicial: a partir de R$ 5,2 milhões
Faturamento médio mensal: depende do tamanho da academia, localização, investimento, ticket médio
Prazo para retorno: 48 meses
Ultra Academia
Uma das características distintivas que impulsionaram o sucesso da marca Ultra é a sua visão ousada de reinventar a experiência fitness desde o primeiro momento. As academias não possuem catraca e contam com instalações de musculação com equipamentos de ponta, além de aulas especiais com tecnologia embarcada e “gameficação”. A marca oferece planos diversificados que atendem às necessidades de diferentes clientes com mensalidades a partir de R$107.
Investimento inicial: R$ 500 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 200 mil a R$ 350 mil
Prazo para retorno: entre 24 e 36 meses
Academia Gaviões
No franchising desde 2019, a Academia Gaviões conta hoje com 63 unidades vendidas e pretende chegar a 100 em operação até o final de 2025. A rede oferece modelos de negócios onde o franqueado pode ser o administrador ou somente o investidor, já que também conta com a opção de o empreendedor contratar um serviço de administração especializado na marca.
Investimento Inicial: a partir de R$ 2 milhões (incluso taxa de franquia)
Faturamento bruto médio mensal: a partir de R$ 458 mil
Prazo estimado de retorno: 18 a 26 meses
Dr. Shape
Maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil, a Dr. Shape conta com 70 lojas em operação. Possui dois formatos de negócios: Dr. Shape Express, varejo de suplementos e artigos esportivos, e Dr. Shape Viva na Medida, loja com clínica de emagrecimento.
Investimento inicial: Dr. Shape Express, a partir de R$ 250 mil; Dr. Shape Viva na Medida, a partir de R$ 350 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 70 mil a R$ 100 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses
Pure Pilates
O mercado de pilates está em constante crescimento e se tornar um franqueado Pure Pilates pode ser a oportunidade perfeita para quem deseja empreender com sucesso. Com mais de 137 unidades em operação pelo país, a marca oferece um modelo de negócio escalável, permitindo um rápido e eficiente crescimento, mesmo sem experiência prévia no segmento.
Investimento inicial: R$ 135 mil
Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
Prazo para retorno: não informado
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.