Investir em franquias baratas de quiosques pode oferecer uma oportunidade atraente para empreendedores que buscam entrar no mercado com um investimento inicial mais acessível. Esse modelo de negócio possui custos operacionais mais baixos do que lojas tradicionais. Inclusive, sem a necessidade de funcionários.
No entanto, é essencial realizar uma análise cuidadosa antes de investir em franquias de quiosques. O sucesso do empreendimento pode depender da localização estratégica do quiosque, da demanda pelo produto ou serviço oferecido naquela área específica e da capacidade do franqueado de gerenciar eficientemente o negócio.
Afinal, franquias de quiosques podem operar em shopping, galerias, aeroportos ou até mesmo em ruas. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 159 redes de franquias operam com o formato de quiosque.
Aos empreendedores interessados em franquias de quiosques, o Portal Achei Minha Franquia preparou uma lista com algumas marcas cujo investimento inicial é de R$ 70 mil.
PopCorn Gourmet
Presente no franchising desde 2016, a PopCorn Gourmet é uma rede de franquias especializada em pipocas gourmet. Hoje, soma mais de 50 unidades, que operam em 11 estados do Brasil.
Investimento Inicial: a partir de R$ 70 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 30 mil a R$ 55 mil
Prazo para retorno: de 6 a 18 meses
JAH
O JAH é uma rede de franquia de açaí, sorvetes e picolés artesanais com mais de 160 unidades pelo Brasil. Com um modelo de autoatendimento, sendo a primeira loja de açaí self-service do país, com a utilização da máquina soft, no qual permite ao cliente a montagem do açaí de maneira personalizada.
Investimento inicial: a partir de R$280 mil
Faturamento médio mensal: R$70 mil
Prazo para retorno: 18 meses
Lebriju
Fundada em 2016, a Lebriju é uma rede de franquias de quiosques especializada na comercialização de bijuterias, semijoias e acessórios de qualidade a preços acessíveis. Atualmente, a marca possui 18 unidades presentes em shoppings de São Paulo, grande São Paulo, Manaus e Belém.
Investimento inicial: a partir de R$160 mil
Faturamento médio mensal: R$80 mil
Prazo para retorno: 12 meses
Splash Bebidas Urbanas
A Splash Bebidas Urbanas foi criada em 2018 e possui a apresentadora e ex-BBB Sabrina Sato como sócia. Além disso, a marca tem mais de 120 unidades pelo Brasil e apresenta um mix de produtos com doces, salgados, bebidas quentes e geladas, cafés e opções veganas ou sem açúcar, que atende a diversos públicos a qualquer momento do dia.
Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
Prazo para retorno: entre 15 e 18 meses
American Cookies
A American Cookies surgiu em 2015, oferecendo cookies no estilo americano aos seus clientes. A marca aposta em três modelos de negócio para os seus franqueados: quiosque, container e loja tradicional. Atualmente, a franquia conta com 57 unidades em 11 estados brasileiros.
Investimento inicial: a partir de R$ 189 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 100 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 24 meses
Sóbrancelhas
Rede de estética facial, a franquia Sóbrancelhas conta com mais de 200 unidades espalhadas pelos países: Brasil, Argentina, Bolívia e Portugal. Lançada em 2013, em Taubaté, interior de São Paulo, a marca foi pioneira nos serviços voltados para o olhar e beleza do rosto com o mercado de quiosques.
Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo para retorno: entre 12 e 24 meses
Chiquinho Sorvetes
Com 43 anos de experiência no mercado de sorvetes, a rede de franquias Chiquinho Sorvetes possui atualmente mais de 800 unidades espalhadas por todo o país. Já são mais de 50 milhões de sorvetes entregues e 25 milhões de clientes atendidos por ano.
Investimento inicial: a partir de R$330 mil
Faturamento médio mensal: entre R$65 mil e R$70 mil
Prazo para retorno: 24 a 36 meses
Crepefy
A Crepefy é uma rede de franquias especializadas no modelo europeu de crepe francês. Além disso, ela é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery e eventos corporativos. Em 2023, entrou para o franchising com três modelos de negócios: loja de rua, quiosque e container.
Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
Prazo para retorno: entre 9 e 18 meses
Brasil Cacau
Com 15 anos de história, a rede Brasil Cacau possui um amplo portfólio com mais de 150 produtos de diferentes sabores e tamanhos. É reconhecida por suas tradicionais trufas e possui a plataforma Brasilidades, que ressalta os sabores brasileiros em seus recheios, tais como: Maracujá, Brigadeiro, Paçoca, Doce de Leite, Romeu e Julieta, entre outros.
Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
Faturamento médio anual: R$ 800 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses
Estrela Beuaty
Primeira marca de Play MakeUp do Brasil que conta com a expertise do Grupo Brinquedos Estrela, a rede de franquias Estrela Beauty é dedicada para crianças e adolescentes. Entre os produtos oferecidos, estão maquiagens, fantasias, acessórios e itens de cuidados pessoais. Desde a sua fundação, a Estrela Beauty carrega em seu DNA a missão de encorajar crianças e adolescentes a reconhecerem suas qualidades com um mix de produtos seguros, hipoalergênicos e com detalhes pensados para cada faixa etária.
Investimento inicial: a partir de R$ 324 mil
Faturamento médio anual: R$ 1.099.616,00
Prazo para retorno: 14 meses
Casa Bauducco
A Casa Bauducco é uma marca que oferece um espaço diferenciado que combina cafeteria e empório e possui mais de 160 lojas distribuídas em todo o Brasil. A marca faz parte do ecossistema da Bauducco® e é uma frente de experiência direta com o consumidor da marca-mãe. Portanto, o franqueado tem como alicerce uma marca forte, de sólida estrutura financeira e administrativa, que oferece o compromisso dos acionistas com o negócio.
Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Prazo para retorno: 24 a 36 meses
Mais1.Café
Fundada em 2019, a rede de franquias do segmento de alimentação Mais1Café é uma das maiores de cafeterias do Brasil. Atualmente, a franquia está presente em 220 cidades, distribuídas em 25 estados do país, além de uma unidade em operação no Paraguai. Para 2024, a expectativa é ultrapassar a marca de 1000 unidades comercializadas em todo o país.
Investimento Inicial: a partir de R$ 210 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo para retorno: de 18 a 24 meses
Bubble Mix
De inspiração oriental, a Bubble Mix é a maior rede brasileira de bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chás por infusão e pérolas de tapioca caramelizadas. A marca entrou no franchising em 2016 e hoje possui mais de 80 unidades em 17 estados.
Investimento Inicial: a partir de R$ 190 mil
Faturamento médio mensal: R$ 43 mil
Prazo para retorno: de 20 a 24 meses
Milky Moo
Em quatro anos de história, a Milky Moo, rede especializada em milkshakes, já conta com 422 unidades espalhadas em todo o Brasil. Com um plano agressivo de expansão para 2024, a previsão é fechar o ano de 2024 com 700 unidades.
Investimento Inicial: a partir de R$ 190 mil
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Prazo para retorno: de 18 a 24 meses
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.