Franquias novatas com um ano de existência para investir

A decisão de uma marca em entrar pela primeira vez para o mundo do franchising muitas vezes é impulsionada por uma busca estratégica por expansão e crescimento. Afinal, o modelo de franquias oferece a oportunidade de estender a presença de forma rápida e eficiente em um mercado considerado já consolidado no Brasil, embora o sucesso dessa transição para as redes novatas esteja ligado à construção sólida e suporte eficiente aos franqueados.

Na avaliação de Umberto Papera Filho, especialista em franquias e CEO da Wings Company, entre os principais desafios de uma marca que está ingressando pela primeira vez no mundo do franchising, está o de se adaptar ao modelo de franquia. Ele ressalta ainda que se o empreendedor nunca teve esse modelo de negócio, é importante entender quais são as regras, as políticas, os procedimentos, como são as tratativas no mercado, quais são os limites, os deveres e os direitos enquanto franqueado.

“O primeiro ano realmente é o mais desafiador, porque é o que vai estabelecer, de fato, os novos objetivos, o sucesso ao longo prazo de um novo negócio, onde todo mundo está se adaptando às novas regras e ao novo negócio. Um dos principais desafios é a construção da base de clientes. Quanto mais forte a marca, a franqueadora, mais fácil é a construção”, avalia o especialista acrescentando que a gestão operacional é outro ponto que deve ter atenção, principalmente, para as novas redes que estão iniciando no franchising.

Vantagens para os investidores

Investir em redes de franquias novatas e com apenas um ano de existência pode oferecer vantagens. Assim, para quem deseja ser dono de uma unidade de marca recém-lançada no mercado, uma das principais é a oportunidade de ingressar em um modelo de negócios inovador desde o início.

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Na avaliação de Guto Covizzi, diretor regional Interior de São Paulo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a análise de riscos associados faz parte da decisão e o tempo do negócio é uma dessas variáveis que os investidores devem levar em consideração na hora de optarem por uma rede de franquias com menos tempo no mercado.

“Temos que levar em consideração, porém, que esse fator pode ser parcialmente compensado com uma equipe mais experiente, consultores e investimentos na marca e, de forma geral, embora o risco de fato seja maior, investir em um negócio que está mais no começo pode trazer um retorno maior. Ou seja, a clássica dinâmica risco X retorno”, pondera Covizzi.

Já Papera Filho acredita que o investidor pode se beneficiar de condições financeiras mais favoráveis, uma vez que as taxas de franquia e os custos iniciais podem ser mais acessíveis, principalmente, nos estágios iniciais da rede. “A proximidade com os fundadores e a equipe de gestão também pode proporcionar uma colaboração mais estreita e a possibilidade de influenciar as decisões estratégicas desde o início”, ressalta.

Concorrência no mercado

Para que novas redes de franquias possam prosperar e se manterem competitivas diante de redes mais estabelecidas, é crucial adotar uma abordagem estratégica e inovadora. Além da busca por um diferencial único e uma proposta de valor distintiva pode atrair a atenção dos consumidores, destacando a marca no mercado, investir em tecnologia e presença online é fundamental para atingir um público mais amplo e se alinhar às tendências do mercado digital.

Papera Filho salienta que uma inovação constante, adaptação às tendências de mercado, trazendo a inovação de produtos, serviços, além de se manter atualizado são pontos importantes que as novas redes devem levar em consideração diante da concorrência de marcas já consolidadas. “Além disso, sempre continuar com foco na experiência do cliente, estar sempre antenado para trazer uma experiência positiva para o público”, pondera.

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Outro fator importante é a rede novata é fazer “dois movimentos simultâneos”, de acordo com o porta-voz da ABF. “Investindo na atratividade de seus produtos e serviços para os consumidores, ao mesmo tempo que fortalece seu back office e força de marca, contanto, se necessário, com apoios externos como consultorias ou até mesmo a parceria de redes e grupos mais experiente, modelo que, inclusive vem ocorrendo em nosso setor”, finaliza Covizzi.

Franquias novatas para investir

Assim sendo, o Portal Achei Minha Franquia foi em busca de algumas redes de franquias novatas que entraram para o franchising em 2023 e são consideradas boas opções para quem quer investir.

The Cookiery

Para quem deseja investir em uma rede de franquias do segmento de alimentação, a The Cookiery pode ser uma opção interessante. Criada na cidade de Curitiba, no Paraná, a marca é a primeira rede de cookierias no modelo express to go. Atualmente, são cinco lojas em operação pelos estados do Paraná e Santa Catarina.

Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil

Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 85 mil

Prazo para retorno: 12 e 18 meses

Hospital Veterinário VFP

Aos apaixonados por animais, a rede de franquias Hospital Veterinário VFP (Vet For Pet) é a primeira rede com o modelo de clínicas e hospitais com funcionamento 24 horas. Assim, com um conceito inovador, a marca do segmento pet busca por investidores, preferencialmente, médicos veterinários.

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Investimento inicial: a partir de R$ 1,9 milhão

Faturamento médio mensal: R$ 400 mil

Prazo para retorno: 18 meses

Megamente

Quem deseja ser dono de uma unidade de franquia no segmento de educação, a Megamente é especializada no ensino de programação, robótica e games para crianças e adolescentes a partir dos seis anos de idade. Atualmente com quatro unidades em operação, a expectativa da marca é comercializar 24 unidades, além de atingir o número de 2 mil alunos na rede até o fim deste ano.

Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil

Faturamento médio mensal: R$ 70 mil

Prazo para retorno: 24 meses

Mikro Market

A Mikro Market é uma rede de microfranquias de mercado de conveniência em condomínios, que já abriu sua atividade para universidades, hotéis e até hospitais. Com um modelo de negócios rentável e criado para gerar praticidade e segurança, a marca já conta com mais de 20 unidades em operação. Desse modo, toda a logística e a negociação com as grandes indústrias já são fornecidas pela franqueadora e a reposição do estoque é gerido pelo próprio franqueado.

Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil

Faturamento médio mensal: R$ 20 mil

Prazo para retorno: 12 meses

Inovahouse

No segmento de casa e construção, a rede de franquias Inovahouse é a primeira marca brasileira de construção industrializada e que utilizada light steel frame – material usado na construção civil nos Estados Unidos e na Europa por ter uma qualidade superior se comparado com a alvenaria tradicional. Com o propósito de promover um mercado mais ágil, econômico e ecológico, a marca conta com oito unidades em operação.

Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil

Faturamento médio mensal: R$ 500 mil

Prazo para retorno: 6 meses

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