Para ampliar sua presença no mercado de alimentação, o Grupo Trigo, conhecido por suas franquias como China In Box e Gendai, anunciou seu retorno ao segmento de pizzarias com o lançamento da Pizzaria Spoleto.
O novo projeto busca capitalizar o crescente apetite brasileiro por pizzas, que viu o número de estabelecimentos aumentar significativamente na última década.
O Brasil, com um mercado de pizzarias que expandiu em quase 500% nos últimos dez anos, possui agora mais de 70.000 pizzarias, com uma concentração significativa no estado de São Paulo. A maioria dessas pizzarias são geridas por microempreendedores individuais, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra).
Diferenciação entre as franquias de pizzarias
O Grupo Trigo, que já possui um portfólio diversificado de franquias totalizando um faturamento de 2 bilhões de reais em 2023, busca se diferenciar no mercado de pizzas com uma proposta inovadora.
A Pizzaria Spoleto oferecerá uma experiência única, em que os clientes poderão personalizar completamente suas pizzas, desde a escolha da massa, passando pelos recheios e molhos, até a seleção de toppings.
Michel Jager, diretor de Clientes, Branding e Novos Negócios do Grupo Trigo, destaca a oportunidade identificada pelo grupo para inovar no setor. “Com a Pizzaria Spoleto, queremos aproveitar nossa expertise para oferecer algo único no mercado, permitindo que o público tenha uma experiência personalizada na criação de suas pizzas”.
A primeira unidade da Pizzaria Spoleto foi inaugurada em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, com um investimento inicial de 330 mil reais. A marca tem planos ambiciosos de expansão, visando abrir 200 lojas nos próximos cinco anos.
Novidades em relação à tradicional franquia Spoleto
Diferentemente das unidades do Spoleto, majoritariamente localizadas em shoppings, a nova marca focará em unidades de rua e delivery, ampliando as opções para os consumidores.
Um dos pilares da nova franquia é o uso intensivo de tecnologia, com mais de 1 milhão de reais investidos em soluções inovadoras para otimizar a operação.
Entre as ferramentas destacadas está o uso de câmeras no teto das cozinhas para monitorar a produção das pizzas, permitindo a identificação e correção rápida de qualquer desvio operacional.
Luis Marcelo Correa, diretor de Tecnologia e Growth do Grupo Trigo, explica que a tecnologia de inteligência artificial ajudará a manter um alto padrão de qualidade e eficiência.
Outras franquias no segmento
O mercado de franquias de alimentação continua a explorar o segmento de pizzas com criatividade. Um exemplo é a rede Habib’s, que recentemente transformou a fachada de uma de suas unidades e lançou a “Pizza Hab” em uma campanha promocional, destacando a competitividade e inovação no setor.
Com o lançamento da Pizzaria Spoleto, o Grupo Trigo não apenas diversifica seu portfólio, mas também reafirma sua capacidade de inovar e adaptar-se às tendências de consumo, prometendo agitar o mercado de franquias de alimentação no Brasil.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.