Franquias que investem em sustentabilidade e projetos sociais

É indiscutível que nos últimos anos a preocupação com a sustentabilidade e causas sociais passou a ser um fator importante para os consumidores no momento de compra. Dentro do universo das franquias, não é diferente. Ser um franqueador que oferece práticas de ESG – Governança ambiental, social e corporativa – pode ser muito vantajoso para seu negócio.

De acordo com a última coletiva realizada pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), atualmente, os franqueados valorizam cada vez mais redes de franquias que realizam práticas de ESG no momento de decisão de investimento. Desse modo, procuram por marcas que contribuam de alguma forma para a redução de emissão de gases poluentes, alternativas sustentáveis ou que possuem programas que apoiam positivamente a sociedade, por exemplo.

Conforme estudo realizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) no ano passado, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Dessa forma, investir em práticas sociais visa muito mais que o lucro, mas uma relação de fidelidade e confiança com seus consumidores, o que é essencial para obter sucesso. 

Pensando em todos esses fatores, o Portal Achei Minha Franquia listou algumas opções de franquias que contribuem positivamente para a sociedade e o meio ambiente que valem a conhecer. Confira.  

Yes! Cosmetics 

Marca de cosméticos 100% veganos com selo cruelty free, a Yes! Cosmetics está no mercado há mais de 20 anos. Atualmente, a rede conta com mais de 130 unidades entre cápsulas, quiosques e lojas, pelo Brasil. Cada vez mais comprometida com o bem-estar animal e ambiental, a rede disponibiliza o #YesRecicla em suas lojas para o descarte de materiais recicláveis de qualquer marca. 

Investimento inicial: R$ 150 mil (modelo quiosque)

Faturamento médio mensal: R$ 65 mil

Prazo para retorno: 18 a 24 meses

My Place Office

A My Place Office,  rede de franquia de espaços de trabalho compartilhados presente em vários estados do país, utiliza apenas papéis de reflorestamento ou recicláveis em seus escritórios. Além disso, a marca possui a campanha “adote um copo” que destina o valor arrecadado para projetos sociais. Lacres de latas de alumínio também são coletados pelo grupo, a fim de serem convertidos em cadeiras de rodas.

Investimento inicial: a partir de R$ 146 mil 

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil 

Prazo para retorno: 12 a 18 meses

Bibi

Primeira rede de calçados infantis no Brasil com mais de 150 lojas no Brasil e na América Latina. Em parceria com a Dra. Eliane Fátima Manfio, doutora em Biomecânica,  a marca gaúcha criou o Bibi para Todos. O projeto tem como objetivo suprir a demanda do mercado, podendo ser utilizado por crianças, sem e com alterações motoras, promovendo assim a inclusão e não a exclusão como, infelizmente, ocorre no caso de calçados ortopédicos para o público infantil.

Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil

Prazo para retorno: entre 24 e 40 meses

OdontoTop Hospital do Dente

Fundada no Sul do Brasil, a rede de franquia odontológica conta com mais de 80 franquias implantadas e em implantação. São mais de 450 dentistas atendendo cerca de mil clientes mensais. A marca realiza mais de 500 ações sociais ao ano, desde ações em escolas que ensinam sobre a higienização bucal para as crianças até visitas domiciliares para pacientes com problemas de locomoção e que necessitam de cuidados.

Investimento inicial: a partir de R$ 937,00  (modelo máster).

Faturamento médio mensal: média de R$300 mil

Prazo para retorno: entre 24 e 36 meses

PremiaPão

A PremiaPão é uma microfranquia de publicidade em saquinho de pão. Atualmente,  conta com mais de 100 franquias espalhadas pelo país. A marca possui o compromisso com a sustentabilidade através da fabricação do saquinho com o selo “Carbon Free”, ou seja, as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) são compensadas. Além disso, a cada campanha de seus franqueados é plantada uma árvore.

Investimento inicial: A partir de R$ 8 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil 

Prazo para retorno:  3 meses

Bella Capri

Fundada em 1998, a Bella Capri é uma franquia do segmento de pizzas com 50 unidades comercializadas e três modelos de negócios. Assim como outras redes citadas, a marca criou um projeto próprio, a campanha “Bella Ajuda” que consiste na doação de vouchers com o valor de uma pizza para beneficiar instituições que realizam trabalhos sociais. Este ano a campanha será realizada em 28 cidades de três estados (SP, MS e MG). 

Investimento inicial: a partir de R$ 299 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil

Prazo para retorno: 24 meses

T&D Sustentável

Empresa especializada em economia de água em empresas, condomínios, hotéis e hospitais. Atualmente, a empresa já economizou mais de 530 milhões de litros de água por todo o Brasil. O grande diferencial da marca é não cobrar nada para realizar o serviço, além de não realizarem obras ou paralisações na empresa. 

Investimento inicial: R$ 195 mil (modelo home-based) e R$ 230 mil (modelo standard)

Faturamento médio mensal: R$ 170 mil 

Prazo para retorno: entre 16 e 23 meses

Últimas Notícias