22 franquias de alimentação para investir a partir de R$ 60 mil

Motivado pelas constantes mudanças no estilo de vida da população e pela crescente transformação digital, o segmento de franquias de alimentação (food service) vem ganhando cada vez mais destaque.

O setor é responsável por toda produção de alimentos e bebidas para o consumo de clientes fora de casa ou por meio de delivery, incluindo desde quiosques de comida em shoppings até restaurantes fixos.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de food service registrou um aumento de 17,9% em 2023 frente ao ano anterior, liderando o ranking de segmentos de franquias que mais cresceram no ano passado.

Ainda de acordo com a entidade, os principais fatores que explicam esse desempenho do setor alimentício são o aumento no número de marcas e unidades, o retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia, e o lançamento de produtos, reformulação e melhorias do cardápio.

“O segmento foi beneficiado pela forte retomada da vida social da população, especialmente dos pontos físicos, pela continuidade da venda por delivery como faturamento incremental, novos modelos e formatos focados em conveniência, tecnologia com foco em aumento da produtividade e à alta do tíquete médio”, avalia o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, durante o evento de apresentação do último Relatório de Desempenho do Franchising, em fevereiro.

Sendo assim, tais dados tornam o segmento de alimentação – food service uma opção atrativa tanto para aqueles que já atuam no mercado e desejam expandir sua atuação, como para novos investidores em busca de um cenário promissor para empreender.

Veja abaixo uma seleção de franquias de alimentação para investir a partir de R$ 60 mil listadas pelo Portal Achei Minha Franquia.

Sushiloko

A Sushiloko é uma rede de comida japonesa fundada em 2007. Atualmente, a marca conta com 39 unidades em vários estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Brasília. Para esse ano, os planos são expandir os negócios para a região Nordeste do país.

Investimento inicial: a partir de R$ 380 mil

Faturamento médio mensal: R$ 170 mil

Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses

House Forneria

A rede de pizzarias House Forneria nasceu em 2021, no Rio de Janeiro. A marca entrou para o franchising em 2023, e atualmente possui três unidades. Com o seu modelo híbrido de negócio, a marca oferece agilidade de entregas e ingredientes de qualidade em seus produtos.

Investimento inicial: R$ 230 mil

Faturamento médio mensal: R$ 120 mil

Prazo para retorno: entre 18 e 24 meses

Zé Coxinha

A rede de franquias pioneira em mini salgados na caixa, possui 40 unidades franqueadas. Além disso, com uma fábrica de mais de 1.000 m², tem capacidade para produzir mais de 20 mil salgados por hora, distribuindo à rede.

Investimento inicial: R$ 150 mil

Faturamento médio mensal: R$ 48 mil

Prazo para retorno: entre 18 e 22 meses

Polar Shake


Franquia de milkshakes criada em 2023 para levar uma experiência diferenciada para a terra natal do produto, nos Estados Unidos. Para esse ano, a marca planeja abrir 30 unidades em solo norte-americano.

Investimento inicial: a partir de R$ 600 mil

Faturamento médio mensal: entre R$ 190 mil e R$ 290 mil

Prazo para retorno: entre 12 e 15 meses

FiChips

É uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária típica do Reino Unido. Dessa forma, a marca dispõe de seis modelos de negócio: delivery para cidades com até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e dois formatos de loja de rua estilo pub. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possuem um cardápio único.

Taxa de investimento inicial: de R$ 162 mil a R$ 399 mil

Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 122 mil

Prazo para retorno: entre 14 e 24 meses

Água Doce Sabores do Brasil

Os restaurantes da Água Doce oferecem para famílias e grupos de amigos um espaço para refeições e confraternizações. Atualmente, a marca possui 80 unidades em sete estados brasileiros. Além disso, a franquia oferece dois modelos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço, happy hour e o tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.

Investimento Inicial: a partir de R$ 460 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil

Prazo para retorno: a partir de 24 meses 

Grupo ATW

O Grupo ATW é uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. Ademais, a marca é pioneira em desenvolver negócios e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, de frango frito, e a O Que Comer, Fernando?, de comida brasileira. Sua mais recente aquisição é a rede Brasileirinho Delivery.

Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil

Faturamento médio mensal: R$ 240 mil

Prazo para retorno: entre 18 e 24 meses

Montana Grill

O Montana Grill é uma rede especializada em cortes de carne selecionados. A marca já conquistou prêmios como o de Franquia do Ano (PEGN/2022), Melhor Franquia de Alimentação (PEGN/2016 e 2019) e avaliação 5 Estrelas por sua performance, além de 19 Selos de Excelência em Franchising, conferidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Atualmente, a rede conta com mais de 110 unidades espalhadas por 13 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil

Faturamento médio mensal: R$ 170 mil

Prazo para retorno: a partir de 30 meses

Ice Cream Roll

Fundada em 2017, no interior de São Paulo, a Ice Cream Roll é a maior franqueadora de sorvete na chapa do mundo. A marca conta com 66 unidades distribuídas em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A rede também investe em produtos sazonais, como o Gelato no Palito, que pode ser personalizado pelo cliente.

Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil (Quiosque compacto)

Faturamento médio mensal: R$ 75 mil (Quiosques)

Prazo para retorno: 12 meses (Quiosques)

Bom Beef Açougue

Criada pelo açougueiro, influenciador e empreendedor Domingos Neto, mais conhecido como Netão, a franquia Bom Beef destaca-se pela sua extensa gama de cortes especiais de carne. Atualmente, a rede já possui mais de 110 unidades comercializadas e está presente em 19 estados.

Investimento inicial: a partir de R$ 320 mil (modelo Express e Container)

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 180 mil

Prazo para retorno: entre 12 e 28 meses

Divino Fogão

O Divino Fogão nasceu em 1984, e tem como carro-chefe comida típica de fazenda. Desse modo, a rede conta hoje com mais de 210 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.

Investimento Inicial: a partir de R$ 950 mil

Faturamento médio mensal: R$ 220 mil

Prazo para retorno: 36 meses

Itália no Box

A Itália no Box, rede no segmento de alimento, foi fundada em 2016 com o objetivo de oferecer massas italianas com um preço acessível. Dois anos após sua inauguração, a marca entrou para o mundo do franchising e atualmente está presente em 18 estados do país, com 100 lojas franqueadas. Em 2023, a marca alcançou o faturamento de R$ 70 milhões.

Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil

Faturamento médio mensal: R$ 100 mil

Prazo para retorno: 18 meses

Crepefy


A Crepefy é uma rede de franquias especializadas no modelo europeu de crepe francês. Além disso, ela é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery e eventos corporativos. Em 2023, entrou para o franchising com três modelos de negócios: loja de rua, quiosque e container.

Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil

Prazo para retorno: 9 a 18 meses

Flash Mix

A Flash Mix, fundada em 2021, é uma rede de sorveterias que conta com uma vasta variedade de sorvetes, milk shakes, casquinhas, churros e, principalmente, o tradicional “Chuvete”, produto autoral que consiste em uma casquinha de churros trufada e sorvete de acompanhamento.

Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil

Prazo para retorno: entre 12 e 16 meses 

American Cookies

A American Cookies surgiu em 2015, oferecendo cookies no estilo americano aos seus clientes. A marca aposta em três modelos de negócio para os seus franqueados: quiosque, container e loja tradicional. Atualmente, a franquia conta com 57 unidades em 11 estados brasileiros.

Investimento inicial: a partir de R$ 159 mil (Container)

Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 100 mil (Container)

Prazo para retorno:  entre 18 e 24 meses

Suud Culinária Árabe

O Suud é uma casa libanesa que existe há seis anos em Niterói, no Rio de Janeiro. Sua proposta é que os consumidores possam viajar pelo mundo árabe através da culinária. Desde que entrou para o franchising em fevereiro de 2024, a marca entrou oferece dois formatos de negócio: loja, cujo formato comporta uma estrutura e investimento menor; e restaurante, com uma estrutura mais robusta.

Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil (Modelo Loja)

Faturamento médio mensal: Não informado

Prazo para retorno: 19 meses

Splash Bebidas Urbanas

A Splash Bebidas Urbanas foi criada em 2018 e possui a apresentadora e ex-BBB Sabrina Sato como sócia. Além disso, a marca tem mais de 120 unidades pelo Brasil e apresenta um mix de produtos com doces, salgados, bebidas quentes e geladas, cafés e opções veganas ou sem açúcar, que atende a diversos públicos a qualquer momento do dia.

Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil

Prazo para retorno: entre 15 e 18 meses

Sal e Brasa Grill Express

Criada em 2015, a Sal e Brasa Grill Express é uma rede de franquias que dispõe de dois modelos: loja tradicional, em shopping centers, e loja de rua. Atualmente, conta com mais de 40 unidades pelo Brasil, tornando-se a maior rede de grelhados do Nordeste.

Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil (modelo loja de rua)

Faturamento médio mensal: R$ 210 mil

Prazo para retorno: entre 36 e 40 meses

Mané

Desde que foi fundada, em 2019, a rede de botecos Mané tem como objetivo proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de boteco. Em junho de 2021, a rede foi integrada ao grupo Impettus, holding que detém também as marcas Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e Bendito, para ter seu conceito replicado por todo o Brasil. Atualmente, conta com 27 unidades e almeja expansão na região Sudeste.  

Investimento inicial: a partir de R$ 548 mil

Faturamento médio mensal: de R$ 200 mil

Prazo para retorno: entre 24 e 36 meses

Johnny Rockets

A marca americana Johnny Rockets foi criada em 1986 e abriu sua primeira unidade no Brasil em 2013. As lojas possuem a temática dos anos 1950 e oferecem uma grande variedade de bebidas e hambúrgueres no cardápio. Atualmente, marca presença em 20 países e alcançou o faturamento global de R$ 5 bilhões.

Investimento inicial: a partir de R$ 960 mil

Faturamento médio mensal: R$ 220 mil (modelo Express)

Prazo para retorno: 18 a 36 meses

Spicy Tuna

A Spicy Tuna é uma rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano, que apresenta a verdadeira experiência da cozinha nativa de Honolulu. Além disso, a rede conta com uma operação enxuta e a utilização de automação de processos, disponibilizando modelos em lojas de rua, shopping e quiosque. 

Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil

Faturamento médio mensal: de R$ 120 mil a R$ 150 mil

Prazo para retorno: até 18 meses

Bendito

Por fim, a Bendito é opção de franquia especializada em cookies, brownies, cafés e salgados. Aderiu ao franchising em 2017 e atualmente conta com 7 lojas presenciais no Rio de Janeiro. A marca oferece três modelos de negócio: loja de rua, quiosque e o modelo de microfranquia, com o Carrinho Bendito, na qual o próprio franqueado pode operar, sem necessidade de funcionário.

Investimento inicial: R$ 60 mil (microfranquia)

Faturamento médio mensal: entre R$ 10 mil e R$ 12 mil (microfranquia)

Prazo para retorno: de 24 a 36 meses

Achei Minha Franquia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.