Com uma demanda constante por produtos e serviços inovadores e localização estratégica, o território paulistano proporciona um cenário ideal para empreendedores que querem investir em franquias na cidade de São Paulo e prosperarem em um mercado robusto e em constante evolução.
Por isso, escolher a Capital – que comemora seus 470 anos no próximo dia 25 de janeiro – pode ser uma boa oportunidade por seu dinâmico cenário econômico e diversificado, além do fato de abrigar uma vasta gama de setores que vai desde alimentação e varejo até serviços especializados, o que proporciona diversas rotas de sucesso aos investidores que buscam por franquias em São Paulo.
Fato é que a diversidade da cidade permite às marcas explorarem diferentes abordagens e posicionamentos com criatividade, podendo testar e identificar o que funciona bem para cada público. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no 3º trimestre de 2023, eram 21 mil franquias em operação em São Paulo, que faturaram cerca de R$ 7,3 bilhões no período, empregando cerca de 184 mil profissionais.
“Sabemos que São Paulo ocupa a posição de coração financeiro do Brasil e podemos incluir o franchising. A partir da capital, o sistema ganhou o país, mas é aqui que se concentra grande parte das sedes de redes e do conhecimento do setor. Além disso, muitos setores estão fazendo da Capital o berço dessas operações”, afirma Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.
Ficou interessado em investir em franquias em São Paulo? O Portal Achei Minha Franquia listou algumas franquias para prosperar na maior metrópole do país.
Escova Express
Rede de franquias no segmento de beleza, a marca é referência no mercado de beleza e utiliza os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Com atendimentos que dispensam agendamento prévio, a rede otimiza o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas.
Investimento inicial: R$200 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
Prazo para retorno: 18 meses
Griletto
A maior rede do Brasil especializada em grelhados e parmegianas, a Griletto possui atualmente mais de 140 lojas em operação em diversas regiões do Brasil. Com um cardápio variado, a marca já recebeu 12 selos de excelência em franchising concedidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Investimento inicial: a partir de R$ 390 mil
Retorno de Investimento: a partir de 30 meses
Faturamento médio: R$ 140 mil
Mapa da Mina
A Mapa da Mina é uma franquia com diferencial na fabricação e venda de semijóias. Presente em vários estados, a marca possui mais de 40 unidades em operação com três modelos para investimento que são adaptados à disposição e interesse do franqueado: Express, Quiosque e Loja.
Investimento Inicial: R$ 30 mil (Express)
Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
Prazo para retorno: 6 a 12 meses
Croasonho
Única rede do país especializada em croissants recheados, a marca no segmento de alimentação Croasonho possui mais de 70 lojas em nove estados, além do Distrito Federal. Atualmente, são dois modelos de negócio: Quiosque e Loja. A marca soma seis Selos de Excelência em Franchising.
Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil (quiosque) e R$ 250 mil (loja)
Faturamento médio: R$ 80 mil (quiosque) e R$ 100 mil (loja)
Prazo para retorno: a partir de 24 meses (quiosque) e 30 meses (loja)
Prohouse Colchões
Franquia de lojas especializadas em colchões, bases box e complementos para o dormitório, a marca faz parte do grupo MGA Moveleira, que tem mais de 40 anos de mercado. Atualmente, a rede conta com 63 lojas distribuídas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e tem como meta encerrar o ano com 100 unidades em operação.
Investimento inicial: R$ 200 mil
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Prazo para retorno: 18 a 24 meses
Lavô
Inaugurada em 2018, a Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Com entrada no franchising dois anos após sua inauguração, conta com mais mil unidades comercializadas pelo Brasil. Focada em democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, por meio do sistema online
Investimento inicial: a partir de R$199 mil
Faturamento médio mensal: de R$20 e R$30 mil
Prazo para retorno: 18 meses
Borda & Lenha
Aos apaixonados por pizza, a rede de franquias do segmento de alimentação Borda&Lenha, fundada em 2016, é a primeira rede de fast-pizza do Brasil e tem como objetivo personalizar a experiência do cliente. No cardápio, a rede oferece pizzas feitas com massa artesanal e permite a seleção de sabores pelo próprio consumidor, que pode montar a pizza a partir de mais de 25 opções de toppings. No franchising desde 2019, são 40 unidades em operação, cuja previsão de faturamento para este ano é chegar aos R$ 30 milhões.
Investimento inicial: R$ 105 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
Prazo para retorno: até 18 meses
Maislaser
A rede de franquias especializada em cuidados especiais Maislaser é uma clínica de depilação a laser, rejuvenescimento e tratamentos dermato estéticos e que tem a empresária e apresentadora Ana Hickmann como sócia. Atualmente, são 170 unidades em operação pelo Brasil.
Investimento Inicial: R$ 450 mil (para cidades com até 100 mil habitantes); R$ 530 mil (para cidades acima de 100 mil habitantes)
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Prazo para retorno: 18 e 24 meses
Orthopride
A Orthopride, referência em ortodontia e estética no mundo de franquias, possui mais de 200 unidades em operação e segue firme no propósito de ampliar a sua abrangência em todas as regiões do Brasil. Em 2019, dois grupos de investidores renomados no setor de saúde adquiriram parte da empresa, fortalecendo ainda mais o plano de expansão e desenvolvimento da marca.
Investimento Inicial: a partir de R$ 380 mil
Faturamento médio mensal: R$ 250 mil
Prazo para retorno: 24 a 36 meses
Solário Piscinas
A Solário conta com a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil. A rede não solicita taxa de franquia e royalties.
Investimento Inicial: a partir de R$ 107 mil
Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
Prazo para retorno: 18 meses
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.