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Franquias paulistanas: diversidade e expansão em São Paulo

São Paulo. Cidade contada em verso e prosa. Terra de oportunidades. No próximo dia 25 de janeiro, a capital completa os seus 470 anos e o Portal Achei Minha Franquia foi em busca de redes de franquias que nasceram em São Paulo, são paulistanas raiz e enxergaram na metrópole a oportunidade de crescimento e expansão dos negócios.

Negócios paulistanos têm a vantagem de terem sido moldados em um mercado competitivo, o que os tornam mais resilientes e aptos a enfrentar desafios diversos. Assim, investir em franquias na cidade de São Paulo pode ser uma boa oportunidade por seu dinâmico cenário econômico e diversificado, além do fato de a capital abrigar uma vasta gama de setores, desde alimentação e varejo até serviços especializados, proporcionando inúmeros caminhos de sucesso aos investidores.

“Um negócio testado e validado em um mercado tão competitivo – como o da cidade de São Paulo – já parte com uma resiliência muito grande. Estamos falando de um dos principais berços econômicos do Brasil. Então um negócio que nasce e cresce nesse espaço, demonstra uma resiliência enorme, que se torna um grande diferencial”, avalia Erlon Labatut, especialista em franchising e sócio-diretor da consultoria Franqueador.com.

Franquias paulistanas

As franquias que detêm o título de “paulistanas raiz” incorporam a energia pulsante da metrópole, refletindo a diversidade, a autenticidade e o dinamismo característicos da cidade. Seja na culinária, moda, educação ou outros serviços, as marcas capturam a essência da vida urbana paulistana, oferecendo experiências únicas tanto para quem mora, quanto para quem está de passagem pela cidade.

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“São Paulo não apenas é uma das principais metrópoles do Brasil, como uma das maiores capitais em diversidade cultural do mundo. A escolha de inaugurar em Moema tem a ver com as características do bairro, pois fica próximo a áreas de lazer e é um importante polo gastronômico, local perfeito para ser o berço do China in Box”, comenta Bruno Dayrell, diretor de marca do China in Box, Gendai e Koni. Inaugurada em 1992 por Robinson Shiba, a marca é especializada em fast-food de comida chinesa.

Franquia China in Box, fundada em 1992, no bairro da Mooca/SP

Assim, com uma demanda constante por produtos e serviços inovadores e localização estratégica, as franquias têm a chance de prosperar em um mercado robusto e em constante expansão. “São Paulo é uma cidade democrática e acolhedora que dita consumo e traz uma pluralidade incrível de possibilidades de explorar novos produtos e tendências”, disse Antonio Carlos Nasraui, CEO da Rei do Mate. A primeira unidade da marca foi inaugurada na famosa esquina das avenidas Ipiranga com a São João, na região central, em 1978.

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Primeira unidade da franquia Rei do Mate na Avenida Ipiranga/SP, em 1978

Expansão em São Paulo

A diversidade da cidade permite que as marcas explorem diferentes abordagens e posicionamentos com criatividade, podendo testar e identificar o que funciona bem para cada público. “Cada região da cidade tem aspectos culturais próprios, assim o território para explorar a comunicação da marca é gigante, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias inovadoras”, salienta Labatut.

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De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), das 30 cidades que mais cresceram em número de operações no primeiro semestre do ano passado, São Paulo aparece na 14ª posição ao registrar um aumento de 6,6% no período.

Levantamento do Produto Interno Bruno (PIB), referentes a 2020 e 2021, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim do ano passado, mostra que a cidade de São Paulo responde por 9,2% do PIB nacional, confirmando, assim, a sua importância no cenário econômico.

“São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Além disso, é um importante centro financeiro e econômico não apenas do Brasil, mas também da América Latina. A cidade tem um ambiente de negócios dinâmico e é conhecida por ser um polo de empreendedorismo”, destaca Edson Ramuth, fundador e CEO da Emagrecentro, rede de franquias especializada em emagrecimento fundada na Capital em 1986.

Franquia Emagrecentro fundada na Capital em meados de 1986

Concorrência acirrada

Assim sendo, diante dos números positivos, Erlon Labatut pondera sobre a concorrência acirrada na maior metrópole do país. Deste modo, o especialista ressalta que uma das estratégias para sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo é as marcas encontrarem um posicionamento forte no mercado e, neste caminho, aplicarem diferentes estratégias de inovação e diferenciação.

“Considerando a agressividade do mercado, muitas acabam ficando pelo caminho. Mas, as que conseguem superar esses desafios – como se diz na linguagem popular-, ‘criam uma casca’. Logo, ficando com uma base consistente para crescer”, completa Labatut.

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Entretanto, a decisão escolher São Paulo como berço das operações não apenas demonstra a capacidade de identificar oportunidades, mas também indica um potencial de integrar a marca com a comunidade e estabelecer uma presença sólida em uma área estratégica da cidade. “As grandes capitais do mundo, incluindo a cidade de São Paulo, têm um status natural de criação de tendência e estilo”, finaliza o especialista em franchising.

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