Ser um multifranqueado de sucesso oferece uma oportunidade única de diversificar o portfólio de negócios e explorar diferentes mercados. Em paralelo, gerenciar diversas franquias requer habilidade de gestão e uma capacidade ímpar de equilibrar demandas e dinâmicas comerciais, o que envolve não apenas a compreensão das particularidades de cada marca e seu mercado-alvo, mas também dominar estratégias eficientes de operação, gestão de equipe e controle financeiro.
De acordo com o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o volume de redes com multifranqueados é de 85%. Ainda de acordo com a entidade, essa estratégia traz mais experiência para o ecossistema da rede, pelo fato de manter os franqueados que já conhecem o modelo de negócio e, com isso, conseguem replicá-lo em outro local de maneira ágil, fácil e segura.
Aos 34 anos, o empresário Victor Hugo Gomes Pedroso é um exemplo de multifranqueado de sucesso. Em 2019, investiu R$ 12 mil em um modelo quiosque da franquia do segmento de cosmético e perfumaria Touti – marca especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal – na cidade de Campina Grande, na Paraíba, e, hoje, cinco anos depois, tornou-se o maior multifranqueado da rede com 98 unidades em operação por diversas regiões do Brasil.
Com previsão de receita em médio prazo estimada em R$ 2,5 milhões, sua última unidade inaugurada foi em São Luís, no Maranhão, no final do ano passado.
Expansão durante a pandemia
Em entrevista exclusiva ao Achei Minha Franquia, o empreendedor revelou que foi durante o período de pandemia que enxergou uma oportunidade única para expandir sua participação no mercado ao ir na contramão do senso comum e apostar na abertura de novas unidades da franquia em pontos estratégicos: em supermercados.
“Minha maior expansão foi em um período desafiador. Foi durante a pandemia, no qual muitas lojas e quiosques fecharam, mas pelo contrário, o meu negócio cresceu em unidades, pois vi nos supermercados o potencial de expansão e comecei a aproveitar esse mercado. Minha visão foi que essas lojas se tornaram os locais de maior fluxo das cidades e, assim, meu negócio decolou”, destaca Gomes Pedroso.
Adaptando-se rapidamente às mudanças no cenário econômico, sua visão empreendedora não apenas resultou em um crescimento em número de unidades, mas também destacou sua capacidade de identificar oportunidades mesmo em momentos de incerteza. Embora um de seus maiores desafios seja o de encontrar um ponto ideal para maior rentabilidade do negócio, o empresário conta que um dos critérios para a definição do local escolhido para receber a unidade é justamente em cidades próximas aos pontos de venda existentes atualmente.
“Em um segundo momento, visitamos a cidade escolhida, analisamos o comércio local e se o ponto escolhido apresenta um ticket médio que trará rentabilidade ao nosso negócio”, contou Gomes Pedroso.
Menos risco para um multifranqueado
Embora desafiador, ser multifranqueado pode trazer benefícios significativos, como a redução do risco ao distribuir investimentos em diferentes setores e a possibilidade de capitalizar em várias oportunidades de mercado. Além disso, ao investir em unidades de uma mesma marca, há uma redução natura na exposição e vulnerabilidade específicas de mercado, garantindo uma base mais sólida e resistente diante de eventuais desafios econômicos.
Por isso, ao decidir desafiar seu lado empreendedor e expandir em número de unidades, a história de sucesso de Gomes Pedroso destaca a importância do comprometimento, estratégia sólida e a capacidade de adaptação para alcançar resultados expressivos em cada região. Para manter a curva do crescimento dos negócios, o empreendedor destaca ainda que ter uma equipe bem treinada e sempre motivada faz toda a diferença no ponto de venda.
“O ponto principal é preparar a equipe daquela região, pois é a que conhece as particularidades da cidade. Falam a mesma linguagem e, assim, conseguem usar melhores táticas para persuadir o cliente a adquirir nosso produto”, compartilha. “É preciso conhecer o que mais chama atenção naquela localidade e investir de forma assertiva”, completa Gomes Pedroso.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.