Apesar de estarmos no verão, é evidente que as altas temperaturas não se restringiram apenas a esta estação. Segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2023 foi o mais quente da história do planeta. A média de temperatura chegou a 24,92°C, sendo 0,69°C acima da média histórica. Durante o ano passado, o Brasil enfrentou nove episódios de ondas de calor, marcando temperaturas acima da média em muitas regiões do país. Sendo assim, aos empreendedores, vale buscar por franquias para lucrar neste período de calor.
De acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, o fenômeno El Niño (aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial) e o aquecimento global são motivadores poderosos por trás das mudanças climáticas nos últimos tempos. Esses fatores ainda continuarão influenciando nas temperaturas no ano de 2024. A previsão é que o primeiro semestre do ano seja particularmente quente e com novas ondas de calor, segundo análise do meteorologista Matheus Manente.
Em virtude das altas temperaturas, produtos para se refrescar e aliviar um pouco a sensação de calor passaram a ser cada vez mais procurados. De acordo com Associação Brasileira do Franchising (ABF), o segmento de alimentação teve um grande destaque no segundo trimestre de 2023, com um crescimento de 5,6% quando comparado ao mesmo período no ano anterior.
Portanto, para quem quer surfar na onda do calor, o Portal Achei Minha Franquia listou algumas opções de franquias para lucrar nos dias quentes.
Mais1.Café
Fundada em 2019, a rede de franquias do segmento de alimentação Mais1Café é uma das maiores de cafeterias do Brasil. Atualmente, a franquia está presente em 220 cidades, distribuídas em 25 estados do país, além de uma unidade em operação no Paraguai. Para 2024, a expectativa é ultrapassar a marca de 1000 unidades comercializadas em todo o país.
Investimento Inicial: R$ 190 mil (incluindo taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo para retorno: de 18 a 24 meses
Havanna
Assim como a marca anterior, a Havanna é uma rede de cafeteria muito popular. A marca nasceu em 1939 na Argentina e está presente em 2500 pontos de venda em 12 países. No Brasil, a rede conta com mais de 200 unidades em operação, sendo a maior parte em modelo de franquia. Em clima de verão, o cardápio possui uma novidade: o Creme Gelado de Café illy, especial para consumir na temporada mais quente do ano.
Investimento inicial: A partir de R$ 249 mil (modelo quiosque)
Faturamento médio mensal: A partir de R$ 60 mil
Prazo para retorno: 24 a 36 meses
Splash Bebidas Urbanas
A Splash Bebidas Urbanas foi criada em 2018 e possui a apresentadora e ex-BBB Sabrina Sato como sócia. A marca tem mais de 120 unidades pelo Brasil e apresenta um mix de produtos com doces, salgados, bebidas quentes e geladas, cafés e opções veganas ou sem açúcar, que atende a diversos públicos a qualquer momento do dia.
Investimento Inicial: a partir de R$ 90 mil (incluindo taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
Prazo para retorno: de 15 a 18 meses
Milk Moo
A Milky Moo, nascida em 2020, é uma rede de franquias goiana especializada em milkshakes. Conforme a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), foi a varejista que mais abriu lojas no 2º trimestre do ano passado. A rede aposta em três formatos: quiosques, lojas de rua e lojas em shopping.
Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil (Quiosque); R$ 290 mil (Loja de rua); R$ 290 mil (Loja em shopping)
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil (Quiosque); R$ 80 mil (Loja de rua); R$ 100 mil (Loja em shopping)
Prazo para retorno: 18 a 24 meses em todos os formatos
Açaí Puríssimo
A proposta do Açaí puríssimo é oferecer um açaí saudável, 100% natural e livre de aditivos químicos. Atualmente, a rede brasiliense conta com 18 unidades e é especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico.
Investimento inicial: R$ 150 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
Prazo para retorno: de 18 a 24 meses
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.