Abrir uma franquia na região Norte do Brasil oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam explorar um mercado em crescimento. Com uma vasta extensão territorial e uma rica diversidade cultural, a região atrai empreendedores de diversas regiões do país que buscam abrir um negócio lucrativo, principalmente, franquias com investimento de até R$ 100 mil.
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), toda a região Norte registrou um faturamento de pouco mais de R$ 11,1 bilhões em 2023, um aumento de 6% em comparação ao ano anterior.
Ainda segundo os dados, os principais segmentos são Saúde, que corresponde a 25,9% do faturamento total da região; Moda, com 15,2%, e Alimentação – Food Service, responsável por 14,4% do faturamento. Em relação ao número de unidades em operação, são mais de 9,5 mil divididos entre os sete Estados que compõem a região.
Por isso, com base nesse cenário, o Portal Achei Minha Franquia listou algumas opções de franquias baratas de até R$ 100 mil para quem deseja lucrar na região Norte do Brasil.
TFlow
Rede de franquias especializada em roupas e acessórios para crianças, jovens e adultos do gênero masculino, a TFlow, administrada pelo Grupo ZNTT, pode ser uma opção interessante para quem busca uma marca no segmento de moda. São diversas opções para quem deseja empreender, de modelo home based até lojas físicas.
Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
Prazo para retorno: 2 a 3 meses
Mordidela Burger Grill
Especializada em comida rápida, a Mordidela Burger Grill é uma rede de franquias que oferece refeições que vão do café da manhã até o jantar. Por esse motivo, para os empreendedores que buscam por uma opção no segmento de alimentação com franquias baratas, a marca possui mais de 50 unidades em operação pelo país.
Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
Prazo para retorno: 12 meses
AF Crédito
Nascida em 2013 na cidade de São José do Rio Preto (SP), a marca entrou para o mercado de franchising em 2019 com atuação no mercado de seguros e créditos com a possibilidade de ganhos imediatos. Atualmente são três modelos de negócios: home office, loja física, além de oferecer o modelo totem, um sistema de autocontratação de crédito consignado para aposentados, pensionistas, funcionário público e adiantamento de FGTS.
Investimento inicial: entre R$ 24 mil a R$ 65 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 8 mil a R$ 40 mil
Prazo para retorno: de 2 a 6 meses
Marketing Bag
A Marketing Bag é uma franquia especializada em publicidade em saquinhos de pão. Assim sendo, sua estratégia da marca consistente em inserir materiais promocionais nas embalagens de pão, proporciona às empresas uma forma eficaz e acessível de alcançar o seu público-alvo.
Investimento inicial: entre R$ 6.990
Faturamento médio mensal: R$ 14 mil
Prazo para retorno: de 1 a 4 meses
Trokey
Fundada em 2020 por Keillor Avelar, a Trokey é uma rede especializada na compra e venda de veículos. Sob o propósito de contribuir para a profissionalização da cadeia automotiva, a empresa atua nos modelos de loja física e digital, oferecendo também o serviço de financiamento de automóveis. Com sede em Goiânia (GO), a marca pretende chegar a 100 franqueados por todo Brasil e atingir um crescimento de 200% em 2024.
Investimento inicial: a partir de R$ 40.970 (modelo digital)
Faturamento médio mensal: R$ 17.248
Prazo para retorno: 15 meses
Minha Quitandinha
Startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de microfranquias de minimercado autônomo. Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a rede de franquias de negócios e serviços funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras, com o propósito de proporcionar conveniência, qualidade e segurança a complexos residenciais ou comerciais.
Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil
Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
Prazo para retorno: de 10 a 18 meses
Power Mais Energia Fotovoltaica
A Power Mais Energia Fotovoltaica, franquia do segmento de casa e construção, nasceu como um produto financeiro para redução de custo fixo em uma fintech. Após seu grande sucesso, migrou para o franchising em 2020 e faz parte do Grupo License Consultoria e Franchise. Deste modo, o franqueado da marca não se preocupa com nenhuma etapa do processo após a venda, tudo é feito por intermédio da matriz, garantindo um padrão de qualidade em todo Brasil.
Investimento inicial: a partir de R$ 34.990
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo para retorno: 4 meses
Doutor Sofá
Rede especializada em limpeza de estofados em geral, a Doutor Sofá nasceu em Joinville, Santa Catarina, e, atualmente, está presente em 25 estados, além do Distrito Federal, totalizando mais de 280 unidades em operação. Além disso, a marca também iniciou a expansão internacional na Espanha, Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Uruguai e Inglaterra.
Investimento inicial: a partir de R$ 32 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 15 mil e R$ 30 mil
Prazo para retorno: 6 meses
Norah Acessórios
Rede pernambucana de bijuterias e acessórios que iniciou seu processo de expansão por franquias em março de 2024. Tem como diferencial o valor acessível das peças ofertadas, que são repostas semanalmente, levando ao consumidor novidades constantemente. Atualmente, são 8 lojas em Pernambuco e três na capital paulista.
Investimento inicial: a partir de R$ 96 mil (quiosque)
Faturamento médio mensal: entre R$ 80 mil e R$ 100 mil
Prazo para retorno: 12 meses
Bendito
Rede de cafeteria premium especializada em cookies, brownies e cafés gourmets, a marca está no franchising desde 2017 e, hoje, conta com sete lojas em operação. Assim, são três modelos de negócios: lojas de rua, quiosque e o modelo de microfranquia com o Carrinho Bendito, sem necessidade de contratar funcionário, o que possibilita atuação em várias vertentes: eventos regionais, festas e galerias. A marca é uma opção interessante de franquias de até R$ 100 mil.
Investimento Inicial: a partir de R$ 60 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil a R$ 12 mil
Prazo estimado de retorno: de 24 a 36 meses
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.