6 franquias de óticas que estão conquistando o Brasil

Com a constante exposição a telas de celulares, computadores e televisões, é natural que as pessoas passem a precisar de correção visual cada vez mais cedo.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50 milhões de pessoas usam óculos diariamente no Brasil. A expectativa é que o número dobre nos próximos 20 anos.

Sendo assim, o mercado ótico brasileiro ganha mais destaque e torna-se uma opção promissora a futuros investidores em busca de oportunidades.

De acordo com relatório divulgado pela ssÓtica, em 2022, o faturamento do segmento foi de cerca de R$ 22 bilhões.

Vale ressaltar que a qualidade e a estética são fatores essenciais para a aquisição de óculos nos dias atuais, não apenas os de grau, mas os solares também.

A tecnologia à frente dos mais variados cenários também está a favor do segmento ótico.

Existem muitas tendências que têm agregado ao mercado, como a robotização e automação, que podem ser utilizadas para tornar os testes oftalmológicos ágeis e precisos, por exemplo.

Sobre o futuro do segmento, a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica) prevê um crescimento anual considerável de 20% para o setor óptico nos próximos dez anos, indicando maior visibilidade na área e também oportunidades de investimento dentro dela.

Devido a esse cenário extremamente promissor, o Portal Achei Minha Franquia listou algumas opções de investimento em franquias dentro do setor.

Todas contam com um portfólio variado de produtos e alta tecnologia para seus consumidores e franqueados. Confira.

Super Ótica São José

Consolidada há mais de 54 anos, a Super Ótica São José se destaca no setor ótico com sete grifes exclusivas de armações e lentes. Além disso, a marca possui 32 lojas próprias e unidades franqueadas em 13 estados brasileiros. A Empresa tem como objetivo expandir a rede para todas as regiões do país, buscando parceiros franqueados que desejam ter o próprio negócio.

Investimento inicial: a partir de R$ 225 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 60 mil e R$ 150 mil
Prazo para retorno: de 15 a 36 meses

Óticas Diniz

A Óticas Diniz foi fundada em 1992, em São Luiz, no Maranhão e hoje está presente em todo Brasil. A rede oferece um mix de produtos e soluções práticas de qualidade e alta tecnologia, além de um ambiente aconchegante aos seus clientes. Atualmente, a marca conta com dois modelos de negócio: Clássico e Prime.

Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
Prazo para retorno: entre 12 e 18 meses

Óticas Mercadótica

Fundada em 1991, a Óticas Mercadótica é a primeira franquia ótica da Bahia. Desde que entrou para o franchising, em 2012, oferece ao franqueado o contato direto com os diretores e a variedade de linhas qualificadas de óculos solar, armações e lentes. Em 2023, lançou a plataforma de inteligência artificial chamada “My Best Vision”, que recomenda as lentes para cada cliente de forma personalizada.

Investimento inicial: entre R$ 150 mil e R$ 180 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 40 mil e R$ 60 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses

QÓculos

A rede de óticas QÓculos nasceu como e-commerce em 2014 e, em 2018, optou pela expansão por franquias no modelo de loja física. Conta com dois modelos de negócios: tradicional, para shoppings; e outlet, para lojas de rua. Atualmente, conta com 60 unidades em operação e a projeção é chegar a pelo menos 100 operações até o final de 2024.

Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Prazo para retorno: entre 12 e 18 meses

Instituto Visão Solidária

O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. Acima de tudo, a ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. Em 2022, o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física.

Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 60 mil e R$ 150 mil
Prazo para retorno: entre 13 e 18 meses

Óticas Carol

Por fim, a Óticas Carol, que possui mais de 26 anos de história. Sua trajetória se iniciou no interior paulista e hoje está presente em 540 cidades do país, com mais de 1,4 mil lojas, oferecendo um portfólio diversificado de lentes, armações e óculos de sol. A marca tem contribuído para a profissionalização do mercado e a ampliação do acesso à saúde visual no Brasil.

Investimento inicial: a partir de R$ 260 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
Prazo para retorno: 18 meses