6 franquias de óticas que estão conquistando o Brasil

Com a constante exposição a telas de celulares, computadores e televisões, é natural que as pessoas passem a precisar de correção visual cada vez mais cedo.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50 milhões de pessoas usam óculos diariamente no Brasil. A expectativa é que o número dobre nos próximos 20 anos.

Sendo assim, o mercado ótico brasileiro ganha mais destaque e torna-se uma opção promissora a futuros investidores em busca de oportunidades.

De acordo com relatório divulgado pela ssÓtica, em 2022, o faturamento do segmento foi de cerca de R$ 22 bilhões.

Vale ressaltar que a qualidade e a estética são fatores essenciais para a aquisição de óculos nos dias atuais, não apenas os de grau, mas os solares também.

A tecnologia à frente dos mais variados cenários também está a favor do segmento ótico.

Existem muitas tendências que têm agregado ao mercado, como a robotização e automação, que podem ser utilizadas para tornar os testes oftalmológicos ágeis e precisos, por exemplo.

Sobre o futuro do segmento, a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica) prevê um crescimento anual considerável de 20% para o setor óptico nos próximos dez anos, indicando maior visibilidade na área e também oportunidades de investimento dentro dela.

Devido a esse cenário extremamente promissor, o Portal Achei Minha Franquia listou algumas opções de investimento em franquias dentro do setor.

Todas contam com um portfólio variado de produtos e alta tecnologia para seus consumidores e franqueados. Confira.

Super Ótica São José

Consolidada há mais de 54 anos, a Super Ótica São José se destaca no setor ótico com sete grifes exclusivas de armações e lentes. Além disso, a marca possui 32 lojas próprias e unidades franqueadas em 13 estados brasileiros. A Empresa tem como objetivo expandir a rede para todas as regiões do país, buscando parceiros franqueados que desejam ter o próprio negócio.

Investimento inicial: a partir de R$ 225 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 60 mil e R$ 150 mil
Prazo para retorno: de 15 a 36 meses

Óticas Diniz

A Óticas Diniz foi fundada em 1992, em São Luiz, no Maranhão e hoje está presente em todo Brasil. A rede oferece um mix de produtos e soluções práticas de qualidade e alta tecnologia, além de um ambiente aconchegante aos seus clientes. Atualmente, a marca conta com dois modelos de negócio: Clássico e Prime.

Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
Prazo para retorno: entre 12 e 18 meses

Óticas Mercadótica

Fundada em 1991, a Óticas Mercadótica é a primeira franquia ótica da Bahia. Desde que entrou para o franchising, em 2012, oferece ao franqueado o contato direto com os diretores e a variedade de linhas qualificadas de óculos solar, armações e lentes. Em 2023, lançou a plataforma de inteligência artificial chamada “My Best Vision”, que recomenda as lentes para cada cliente de forma personalizada.

Investimento inicial: entre R$ 150 mil e R$ 180 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 40 mil e R$ 60 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses

QÓculos

A rede de óticas QÓculos nasceu como e-commerce em 2014 e, em 2018, optou pela expansão por franquias no modelo de loja física. Conta com dois modelos de negócios: tradicional, para shoppings; e outlet, para lojas de rua. Atualmente, conta com 60 unidades em operação e a projeção é chegar a pelo menos 100 operações até o final de 2024.

Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Prazo para retorno: entre 12 e 18 meses

Instituto Visão Solidária

O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. Acima de tudo, a ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. Em 2022, o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física.

Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 60 mil e R$ 150 mil
Prazo para retorno: entre 13 e 18 meses

Óticas Carol

Por fim, a Óticas Carol, que possui mais de 26 anos de história. Sua trajetória se iniciou no interior paulista e hoje está presente em 540 cidades do país, com mais de 1,4 mil lojas, oferecendo um portfólio diversificado de lentes, armações e óculos de sol. A marca tem contribuído para a profissionalização do mercado e a ampliação do acesso à saúde visual no Brasil.

Investimento inicial: a partir de R$ 260 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
Prazo para retorno: 18 meses

Achei Minha Franquia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.