A recém-anunciada conquista de 800 unidades em funcionamento consolida a Chiquinho Sorvetes como líder no mercado de sorveterias brasileiro e, inegavelmente, como um exemplo notável de crescimento e inovação no setor de franchising.
No último Relatório de Desempenho do Franchising, divulgado pela ABF no primeiro trimestre de 2024, referente ao ano de 2023, a marca já figurava como a 23ª maior rede de franquias em número de unidades, com 772 operações, o que já representava um crescimento de 6% em relação ao ano de 2022.
Estratégias de expansão e diversificação
Sob a liderança de Isaias Bernardes, a Chiquinho Sorvetes acelerou seu processo de expansão diversificando modelos de negócios e apostando em suporte 360 aos franqueados.
A abordagem facilitou a gestão das franquias existentes e acabou por potencializar a atração de novos investidores, impulsionando o número de multifranqueados.
“Apesar de ocorrer em ritmo acelerado, a expansão aconteceu de forma estruturada, gradual e planejada, sem que nosso padrão de atendimento ao cliente e a qualidade dos produtos fossem prejudicados no processo”, afirma Bernardes.
O impacto do suporte integrado ao franqueado
Um diferencial importante citado por Bernardes é o sistema integrado de suporte oferecido ao franqueado, gerenciado pela CHQ Companhia de Franchising.
A estrutura, segundo o executivo, fornece suporte em marketing, arquitetura, tecnologia, distribuição e logística, essencial para a manutenção da operação das lojas e garantia da padronização e qualidade.
Ainda de acordo com Bernardes, o atual modelo de suporte reforça a confiança dos franqueados no negócio e tem estimulado a expansão com o aumento do número de multifranqueados.
Novidades e projeções das franquias Chiquinho
Apesar de celebrar o marco das 800 unidades, a Chiquinho Sorvetes não deve se acomodar e não mostra sinais de desaceleração.
Com o olhar voltado para 2025, a rede planeja atingir 900 franquias, focando em regiões onde a presença da marca ainda é mais tímida.
A inauguração do novo centro de operações, chamado de “Cidade Chiquinho”, em São José do Rio Preto, é outra inovação estratégica que centralizará as operações, otimizando a gestão e logística.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.