Investir em franquias com um valor inicial mais acessível se comparado a uma viagem de Carnaval pode ser uma escolha financeiramente sólida e estratégica. Enquanto as festividades carnavalescas proporcionam momentos divertidos, os benefícios de aplicar esse investimento em franquias mais baratas podem se estender a longo prazo.
Dessa forma, a escolha de canalizar os recursos para uma oportunidade de negócio pode oferecer benefícios a longo prazo, proporcionando estabilidade financeira e a chance de construir um legado empreendedor duradouro.
Além disso, o formato de franquias mais baratas se traduz em operações enxutas, facilitando a gestão e tornando-as uma opção atraente para aqueles que desejam iniciar um negócio com uma abordagem mais direcionada e eficiente.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias tiveram um crescimento de 87% entre maio de 2021 e maio de 2023, com um salto de 322 para 604 marcas no período. Assim, o crescimento do segmento, na avaliação da própria entidade, está atrelado, entre os fatores principais, aos investimentos das redes como estratégia para ampliar o perfil do público investidor, a busca por chegar a outros mercados, à própria maturidade das franquias e ao cenário econômico, que favorece os investimentos em modelos de negócios mais enxutos.
“As microfranquias são a porta de entrada para o empreendedorismo estruturado no Brasil. Esse perfil de franquia vem crescendo tanto em redes, como operações, mostrando sua versatilidade. De um lado, facilita o acesso a um negócio de empreendedores com menos experiência e capital para investimento; de outro, sua formatação mais enxuta permite às redes de franquia chegarem a mercados fora dos grandes centros. Em alguns casos, é também uma forma de profissionais trabalharem de suas casas, mas com o suporte de uma marca”, afirma a vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo.
Franquias baratas para desfilar na avenida
Dentro das opções disponíveis, as microfranquias oferecem oportunidades de empreendimento com um investimento inicial de até R$ 20 mil. Essas alternativas não apenas proporcionam um ponto de partida acessível para quem busca iniciar um negócio, mas também se revelam mais econômicas do que custear uma viagem para quatro pessoas (dois adultos e duas crianças) ao Rio de Janeiro durante o Carnaval.
Por vezes, com uma viagem de seis dias, incluindo passagens aéreas, hospedagem, passeios e alimentação, os gastos podem ultrapassar a marca dos R$ 20 mil, tornando as microfranquias uma escolha financeiramente vantajosa e estratégica para quem busca investir de maneira inteligente.
Por isso, aos investidores que decidiram trocar a folia pelo empreendedorismo, o portal Achei Minha Franquia apresenta algumas opções de redes de franquias mais baratas para sair esbanjando pela avenida.
Ceopag
A Ceopag, é uma microfranquia de serviços de meios de pagamento eletrônicos, surgiu para facilitar a atuação de micro e pequenos empreendedores. A rede une os dois segmentos que mais crescem no Brasil: delivery e meios de pagamentos. Atualmente, presente em 24 estados e com mais de 600 franquias, a empresa oferece um atendimento humanizado e presencial através de sua rede, com produtos de alta tecnologia digital.
Investimento inicial: R$ 20 mil (modelo home based)
Faturamento médio mensal: R$ 10.250
Prazo para retorno: 12 meses
Drywash
Especializada no segmento de limpeza e conservação e reparo rápido em pintura automotiva, a franquia DryWash conta com uma empresa franqueadora, indústria química, uma empresa de BPO e uma software house e infratech, todas operando pelo modelo de compartilhamento de recursos. Então, a marca é uma boa opção de baixo custo para os empreendedores individuais que queiram investir em uma unidade.
Investimento inicial: R$ 4.250 (modelo empreendedor individual)
Faturamento médio mensal: entre R$ 5 mil e R$ 30 mil
Prazo para retorno: entre 3 e 6 meses
CredFácil
Criada em 2004, a rede de franquias CredFácil, especializada no segmento de serviços financeiros e seguros, tem a missão de oferecer soluções às pessoas que necessitam de crédito. Atualmente, a rede possui mais de mil unidades em operação espalhadas por todos os estados do Brasil.
Investimento inicial: R$ 19.997
Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
Prazo para retorno: 6 meses
Ultra Cursos
A rede de franquias do segmento de educação Ultra Cursos, fundada em 2016, tem atualmente 26 unidades em operação, presente em oito estados brasileiros e com um polo licenciado no Japão. A rede de ensino profissionalizante atende, principalmente, os públicos das classes C, D e E oferecendo acesso a ensino de qualidade.
Investimento inicial: R$ 14,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Prazo para retorno: 3 a 6 meses
Mr. Fit
Criada em 2013, na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, a rede Mr. Fit é pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil. Dessa maneira, a rede de alimentos está presente em 26 estados brasileiros e em processo de internacionalização já com unidades em Portugal e no Paraguai.
Investimento inicial: R$ 4.520
Faturamento médio mensal: R$ 4 a R$ 20 mil
Prazo para retorno: 4 a 8 meses
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.