As redes de franquias estão percebendo um potencial nas cidades do interior impulsionado pela crescente demanda por serviços e produtos diversificados fora das grandes capitais, onde o mercado muitas vezes é menos saturado e as oportunidades de crescimento são significativas.
Assim, marcas de diferentes setores, desde franquias de alimentação até serviços especializados, estão apostando na expansão para o interior, reconhecendo o poder econômico dessas regiões e a disposição do público local por novas opções.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), das 30 cidades que mais cresceram em número de operações, metade delas não são capitais. Dentre as quais, Londrina, no Paraná, registrou o maior crescimento com 15,7% em relação ao ranking do ano passado, passando de 971 para 1.124 operações.
Em seguida, Sorocaba, no interior de São Paulo, apresentou variação positiva de 10,9%, passando de 990 para 1.098 unidades, enquanto Campinas, também no interior paulista, cresceu 8,7% em comparação ao ano anterior, totalizando 2.617 unidades.
Listamos abaixo algumas franquias com investimento a partir de R$ 25 mil para investir no interior.
Ice Cream Roll
Fundada em Indaiatuba, interior de São Paulo, em 2017, a Ice Cream Roll é a maior franqueadora do mundo de sorvete na chapa. Atualmente, conta com 66 unidades distribuídas em 18 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
Investimento inicial: Formato Eventos: a partir de R$ 49.900; Formato Quiosque Compacto: a partir de R$ 87 mil
Retorno de Investimento: 11 a 13 meses
Faturamento médio: R$ 75 mil por mês
Massa no Copo
Criada em 2019, pelos irmãos Dalmo e Magno Santana, o restaurante com pegada “Take Away” trouxe para o Brasil a tendência “Fast Casual”, que já faz parte dos modelos de negócios Americanos e Europeus, da comida em movimento. Assim, a franquia identificou uma oportunidade e inovou a relação com a comida italiana, trazendo a mobilidade e a praticidade sem renunciar ao sabor e qualidade.
Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Prazo para retorno: 18 a 24 meses
QÓculos
Fundada por Rafael Galdino e Odilon Neto, fundador da Óticas Carol, a rede de franquias do segmento de óticas QÓculos nasceu como um e-commerce em 2014, mas optou pelo modelo de loja física e no modelo de franquia em 2018. Atualmente, a marca comercializa 6 mil óculos, entre grau e sol, totalizando 63.500 mil pares em 2023. A projeção da rede é chegar aos R$ 50 milhões em faturamento em 2024 com 100 unidades em operação.
Investimento inicial: entre R$ 190 mil a R$ 480 mil
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Prazo para retorno: 12 a 18 meses
Master House Manutenções e Reformas
No mercado desde 2012, a Master House Manutenções e Reformas é uma rede especializada em reformas de imóveis de alto padrão e manutenção predial. A rede aderiu ao sistema de franquias em 2014 e atualmente conta com mais de 40 unidades estrategicamente posicionadas pelo Brasil, além de marcar presença internacional nos Estados Unidos e Malta.
Investimento Inicial: entre R$ 27 mil a R$ 66 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 120 mil
Prazo para retorno: de 8 meses a 12 meses
Patroni
A Patroni, tradicional rede de pizzarias originada em São Paulo, desenvolveu um novo formato de negócios com foco no Delivery e, então, passou a oferecer aos seus franqueados a possibilidade de operar três marcas em uma única estrutura operacional, a Patroni Pizzas, Carcamanos e Don.
Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
Prazo para retorno: 18 a 24 meses
Bella Capri
Franquia de pizzas com receitas exclusivas inspiradas na tradicional gastronomia italiana, a rede oferece dois modelos de negócios: o Agile, que envolve drive-thru, delivery e retirada; e o Tradizione, para delivery, retirada e consumo no local. Atualmente são 45 lojas em operação em 28 cidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Investimento inicial: a partir de R$ 299 mil (formato Agile); R$ 980 mil (formato Tradizione)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil (Agile) e R$ 370 mil (Tradizione)
Prazo para retorno: entre 24 e 33 meses
Óticas Diniz
Fundada em 1992 por Arione Diniz, na cidade de São Luís (MA), é hoje a maior rede brasileira do varejo óptico com capital 100% nacional. Presente em todo o país, oferece um diversificado mix de produtos e soluções ópticas de qualidade, alta tecnologia para lentes e óculos de grau e de sol das principais grifes.
Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 24 meses
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.