As redes de franquias com mais de uma década de história são um endosso da essência da estabilidade e sucesso no mundo do franchising.
Com tanto tempo de presença sólida no mercado, as marcas não apenas resistiram ao teste do tempo, mas prosperaram e consolidaram-se como referências de excelência e confiabilidade.
Especialistas do setor afirmam que o crescimento ao longo dos anos não se limita apenas à expansão geográfica, mas também à consolidação de modelos de negócios resilientes, estratégias inovadoras e um compromisso com a qualidade.
O histórico de sucesso sustentado, combinado com a capacidade de se adaptar às demandas do mercado, posiciona as redes como líderes incontestáveis no cenário do franchising.
A trajetória ascendente das marcas com mais de uma década de experiência é a prova da capacidade de inovação e resposta às necessidades do consumidor. Especialistas acreditam que a consistência dos processos internos aliada ao suporte contínuo da franqueadora permitem ter uma rede sólida aos investidores por tanto tempo.
Ao longo dos anos, as marcas se reinventaram, incorporando tecnologias, aprimorando os produtos e serviços e estabelecendo padrões de excelência de atendimento ao cliente. A longevidade no mercado de franchising não é apenas resultado de uma presença robusta, mas também da capacidade de manter a fidelidade dos franqueados e consumidores, criando um ecossistema sólido e duradouro.
O Portal Achei Minha Franquia listou dez opções de franquias que superaram a marca de uma década de trajetória. Confira abaixo as informações de cada uma.
Fichips
Primeira e maior rede de fast-food brasileiro especializado na culinária inglesa, acaba de lançar mais um modelo de negócio, o Street PUB, no formato de loja convencional de rua, mas com uma estrutura menor em comparação ao modelo tradicional.
Investimento inicial: R$ 209 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro, taxa de instalação e equipamentos
Faturamento médio mensal: R$ 73 mil
Prazo para retorno: 18 meses
Jin Jin
Maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings, são aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano.
Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
Prazo para retorno: a partir de 30 meses
Sushiloko
Idealizada por Fábio Bundes, a rede de comida japonesa foi criada no ano de 2007 em Brasília em formato de quiosque. Atualmente, a marca conta com 37 lojas divididas entre o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A rede projeta sua expansão para a região Nordeste.
Investimento inicial: R$ 289 mil
Faturamento médio mensal: R$ 162 mil
Prazo para retorno: entre 18 e 36 meses
TZ Viagens
Rede de agência de viagens e intercâmbio, física e online, multiserviços e multimarca. A marca combina a oferta de produtos e serviços de uma operadora turística própria com os principais fornecedores do mercado para garantir o mais completo portfólio de produtos e serviços turísticos com a melhor relação custo/benefício do mercado.
Investimento inicial: a partir de R$ 9.500, incluindo taxa de franquia
Faturamento médio mensal: R$ 42 mil para franqueados que atuam 8 horas ou mais no negócio
Prazo para retorno: 1 a 4 meses
Master House
No mercado desde 2012, a Master House Manutenções e Reformas é uma rede especializada em reformas de imóveis de alto padrão e manutenção predial. A rede aderiu ao sistema de franquias em 2014 e atualmente conta com mais de 40 unidades estrategicamente posicionadas pelo Brasil, além de marcar presença internacional nos Estados Unidos e Malta.
Investimento Inicial: entre R$ 27 mil a R$ 66 mil, incluindo capital de giro, taxa de franquia e investimento em marketing
Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 120 mil.
Prazo para retorno: de 8 meses a 12 meses.
Casa de Bolos
Criada em 2010, a Casa de Bolos é a maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento. São mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade, que inclui versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, bolo caseiro no pote e sobremesas geladas. Atualmente a marca conta com mais de 500 unidades pelo país.
Investimento inicial: R$ 143 mil incluindo taxa de franquia e implantação
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Prazo para retorno: até 24 meses
Orthopride
Fundada há 15 anos, a rede de franquias atua nas áreas de ortodontia e estética, além de alinhadores ortodônticos e clareamento dentário. Também possuem tratamentos de harmonização orofacial, segmento da estética que cresceu 500% no último ano. A empresa está presente em mais de 20 estados com mais de 200 unidades em operação.
Investimento inicial: a partir de R$ 380 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 150 mil e R$ 300 mil
Prazo para retorno: de 24 e 36 meses
My Place Office
Rede de franquia de espaços de trabalho compartilhados presente em vários estados do país, a My Place Office oferece opções flexíveis de ambientes adaptados às necessidades e ao orçamento de cada negócio. No franchising desde 2012, a marca conta com 30 unidades em operação entre próprias e franqueadas.
Investimento inicial: a partir de R$ 146 mil
Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
Prazo para retorno: de 12 a 18 meses
Mercadão dos Óculos
Rede de óticas que vende armações e lentes apenas de marcas próprias. Oferece os modelos de negócio fit, para cidades de até 30 mil habitantes, e o tradicional, para municípios de médio e grande porte.
Investimento inicial: a partir R$ 250 mil
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo para retorno: de 18 a 24 meses
Casa do Celular
Trazendo o sonho de seu fundador Darlan Almeida, a Casa do Celular está há 20 anos no mercado e, hoje, possui mais de 200 lojas espalhadas por 24 estados brasileiros. São três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques. O plano da empresa é chegar a 250 lojas até o final de 2023.
Investimento inicial: a partir de R$150 mil
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Prazo para retorno: 18 meses
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.