A Vino! Bar, uma inovadora franquia no mercado de vinhos, está se destacando no cenário brasileiro. Com um modelo de negócio único e um crescimento expressivo, a marca se apresenta como uma oportunidade atraente para empreendedores.
O Portal Achei Minha Franquia conversou de forma exclusiva com seu fundador, Raphael Zanette, para explorar a jornada e as perspectivas da marca no mercado de franquias.
De franqueado à marca própria
Zanette, fundador da Vino! Bar, começou sua carreira em uma seguradora, mas foi a paixão pelo vinho que o impulsionou a empreender. “Eu queria ter algo próprio, e a franquia da Expand era uma oportunidade de unir negócio próprio, um mercado em crescimento e um produto que eu já gostava”, explica.
Ao abrir a primeira franquia da Expand, em Curitiba, ele enfrentou desafios significativos, como a falta de conhecimento do mercado de vinhos. “Foi um tempo longo de construir relações e aprender sobre o negócio”, relembra. Foram três anos à frente do negócio até toma r a decisão de partir para uma marca própria.
Criada por ele em 2021, a marca Vino! Bar se diferencia por ser um bar de vinhos com comida de qualidade, mas sem a pretensão de ser um restaurante sofisticado. “Nós somos um bar com excelente comida e também vendemos vinhos para consumo em casa”, destaca Zanette.
A rede cresceu rapidamente, e já conta com 50 unidades abertas em dois anos. “O crescimento foi surpreendente, e a sustentabilidade desse negócio vem com uma equipe competente e engajada”, afirma o executivo.
Zanette observa uma evolução na cultura do vinho no Brasil. “O vinho se popularizou entre aqueles com poder aquisitivo mais alto, fazendo parte do dia a dia das pessoas”, comenta.
Para a Vino! Bar, o perfil ideal do franqueado é alguém que opere o negócio. “Precisamos de um franqueado operador, com disposição de aprender sobre o complexo mundo do vinho”, crava.
Franquia que entende a regionalização
Para manter a experiência da Vino! Bar em diferentes locais, considerando as variações culturais e de mercado em cada estado brasileiro, a marca se adapta às particularidades regionais, oferecendo um portfólio amplo.
“Incentivamos a infidelidade no vinho, para que nossos clientes experimentem diferentes estilos e uvas”, explica Zanette. Isso porque a marca conta com um portfólio amplo, permitindo às regiões adaptarem-se um pouco às suas particularidades.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, há um foco maior nos vinhos nacionais, já que o gaúcho gosta e valoriza seu produto. Esses mesmos vinhos também estão à disposição da unidade de Manaus, de Belém, de Lucas do Rio Verde, de Fortaleza e outros locais.
“Não nos interessa aquela conversa de que a pessoa gosta de vinho da Argentina e toma só aquele. No Vino! a gente vai te incentivar e te mostrar que vale a pena ser infiel, provar coisas diferentes, conhecer coisas diferentes, uvas diferentes, produtores diferentes, estilos diferentes. Às vezes vai gostar, às vezes até não vai gostar, mas faz parte dessa brincadeira, faz parte dessa experiência e isso é o mais apaixonante do mundo do vinho”, argumenta.
Números da franquia
Para potenciais franqueados, a Vino! Bar apresenta um modelo de negócio atrativo. O investimento inicial gira em torno de R$ 250 mil, com um retorno sobre capital investido de aproximadamente 20 meses. O faturamento mensal varia, mas a marca oferece suporte abrangente em marketing, produtos de vinho e cozinha.
A Vino! Bar se estabelece como uma franquia promissora no mercado brasileiro de vinhos, oferecendo uma combinação única de bar e venda de vinhos, com um modelo de negócio adaptável e suporte abrangente aos franqueados.
Para mais insights sobre franquias e oportunidades de negócios, continue acompanhando o portal Achei Minha Franquia.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.