O Grupo Burguês é responsável por quatro marcas de franquias do segmento de alimentação (as hamburguerias O Burguês e Ex-Touro; a pizzaria O Fornês; e a sanduicheira Seu Vidal). Com suas mais de 240 lojas em 14 estados brasileiros, a rede revelou ter faturado R$ 300 milhões no ano passado.
Em entrevista exclusiva ao Portal Achei Minha Franquia, Tiago Kallas, diretor geral do Grupo Burguês, explicou as condições que proporcionaram alcançar esse montante. “Vários fatores juntos colaboraram para este sucesso. Primeiramente, a busca por excelência. Olhar com profundidade para o serviço de delivery, entendendo as dores do negócio e o comportamento e necessidade do consumidor nos coloca à frente de concorrentes que possuem o foco no consumo presencial, tornando o delivery um serviço secundário”, afirma.
O diretor também ressalta o quanto a estrutura interna da equipe e o engajamento dos franqueados e os respectivos times de gestão e operação foram essenciais para manter o padrão em todas as unidades do Grupo Burguês.
A paixão que despertou um sonho
A ideia do negócio começou em 2017, quando o sócio fundador, Gabriel Regis, que sempre foi um apaixonado por hambúrgueres, começou a ter uma insatisfação com o sistema de delivery.
Segundo ele, seus pedidos sempre demoravam demais ou chegavam frios e sem cuidados com a forma de entrega. Ao notar esse padrão, Regis decidiu empreender e oferecer ao mercado a experiência que gostaria de ter.
“Nascemos com essa finalidade e hoje seguimos nos destacando frente ao mercado com produtos de qualidade, uma entrega ágil e um ótimo custo-benefício. Queremos cada vez mais melhorar a experiência do cliente dentro de casa. E o resultado disso até o momento reflete em mais de 240 unidades em operação em 14 estados do país”, relata Thiago Kallas.
Desafios enfrentados
Embora a rede se encontre em um cenário promissor, também há desafios ao operar diferentes marcas gastronômicas no mercado. “O ônus e o bônus caminham juntos na gestão das marcas, que possuem identidades únicas e distintas, com diferentes públicos e, portanto, diferentes posicionamentos. No entanto, é exatamente a diferença entre elas que as tornam complementares, criando um portfólio robusto e com alta abrangência”, explica Kallas.
“Além disso, existe um grande desafio em gerir a cadeia de suprimento, logística e operacional, mantendo uma cultura organizacional coesa e padronizada. Para isso, contamos com sistemas de gestão eficientes e treinamentos constantes, trazendo sempre o franqueado para perto e promovendo uma comunicação aberta e transparente para seguirmos aprendendo juntos e melhorando nossos processos”, complementa o diretor.
O futuro do negócio
O diretor aponta que, após um ciclo agressivo de crescimento, a marca busca focar na otimização de processos, estrutura de suporte e oportunidades de melhoria. Ainda assim, não deixa de salientar que enxerga desenvolvimento para a rede e que já até possuem novos modelos de negócios para um futuro momento de expansão. Porém, reafirma que serão traçados com cautela e garantindo o mesmo nível de qualidade atual.
Por fim, o executivo finaliza com alguns conselhos para novos investidores que buscam empreender no segmento de alimentação. “É preciso analisar inúmeros fatores, estudar bastante o mercado e as oportunidades. É fundamental tirar o coração e a empolgação da mesa e analisar friamente todos os prós e contras. Para quem é marinheiro de primeira viagem, recomendo buscar uma franquia que já possua anos de experiência comprovada, um modelo de negócio bem estabelecido e resiliente, e um forte programa de capacitação, e governança”.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.