Pioneira no mercado ao oferecer um sistema de ponto eletrônico com reconhecimento facial, a franquia Iopoint é uma rede do segmento de tecnologia originada em São Miguel do Oeste, interior de Santa Catarina. Para 2024, a marca possui planos ambiciosos de atingir o faturamento de R$ 10 milhões.
A rede nasceu em 2019, através do empresário Jungles Wegher. No momento, a marca conta com 16 unidades em todo país e 50 mil usuários cadastrados. O modelo de franquia oferecido é 100% digital – e home based. “A Iopoint nasceu enxuta e tem como propósito trazer soluções atuais de tecnologia”, afirmou em entrevista exclusiva ao Portal Achei Minha Franquia.
O empreendedor contou como surgiu a ideia de negócios, os desafios enfrentados pelo caminho e os principais pontos fortes da marca frente à concorrência.
Como tudo começou
Apesar de o cenário positivo que a marca se encontra, houve muitos obstáculos pelo caminho. Embora sua trajetória profissional tenha começado como assistente de mecânico, sua verdadeira paixão sempre foi a área de tecnologia e negócios.
“Desenvolver sistemas para RH e gestão de processos era uma das demandas represadas em uma outra empresa que atuei. Foi a partir de um curso que passei a olhar para esta necessidade de mercado para apoiar os departamentos de RH. Além da biometria digital, passamos a oferecer a biometria facial e contamos com uma das tecnologias mais avançadas em reconhecimento facial em controle de ponto”, conta Wegher.
Os desafios enfrentados pela marca
“Do ponto de vista de criação da Startup, estar distante dos grandes centros de tecnologia foi sem dúvida muito desafiador. Investimos em uma tecnologia de ponta e, apesar de estarmos em uma cidade do interior de Santa Catarina, ou seja, distante das grandes capitais e universidades que poderiam nos apoiar nesse processo, tivemos que buscar muito conhecimento fora do nosso ambiente.” afirma o empreendedor com relação aos empecilhos encontrados pela marca.
O CEO da marca compartilhou ainda que os principais desafios enfrentados se deram por conta da pandemia. Afinal, o lançamento da primeira versão do aplicativo foi justamente no início de 2020, além da marca ter apenas um ano no mercado.
“Hoje somos considerados referência em Santa Catarina ao que se refere a gestão de uma empresa que nasceu em um momento desafiador e que se consolidou por meio de seu modelo de negócios exemplar”, ressalta Wegher.
O aplicativo
O grande diferencial da franquia Iopoint é a simplicidade de implantação do sistema. Seus principais clientes são lojas de varejo, atendendo desde o pequeno negócio até as grandes redes, que possuem filiais e precisam consolidar os registros de ponto em uma matriz.
“O aplicativo em que o ponto é registrado pelo funcionário é fácil e intuitivo, não demandando instruções ou treinamentos complexos. A principal diferença perante a concorrência é a velocidade na implantação, sem a burocracia características”, declara Wegher.
Ademais, o empreendedor ressalta de que forma optar por um sistema de reconhecimento facial contribuiu para o sucesso do negócio. “O reconhecimento facial permite que tanto a empresa quanto o colaborador tenham mais segurança ao registrar o ponto, pois por meio da ferramenta, não é possível alterar o lançamento e o mesmo é passível de auditoria, tornando assim a relação trabalhista mais confiável para ambos.”
O futuro da Iopoint
A expectativa para a marca vai além do faturamento, possuindo planos para expandir seus negócios. “Temos muitos desafios a vencer no Brasil mas, acreditamos no nosso produto e estamos mirando o mercado internacional, em países como Portugal, alguns mercados na Europa e África, para conquistarmos também o mercado internacional.” finaliza Wegher.
Por fim, aos empreendedores que desejam investir na marca, o investimento total da franquia é de R$ 40 mil, com faturamento médio mensal de R$ 50 mil e prazo para retorno de 18 meses.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.