Em uma virada do destino que mescla resiliência e inovação, os irmãos Rodrigo e Elias Ferrarezi transformaram adversidades em oportunidade, criando a franquia Flash Mix, marca que rapidamente ganhou espaço no mercado de franquias de alimentação.
Fundada em 2021, em Dois Córregos, no interior paulista, a Flash Mix nasceu da necessidade de se reinventar após a pandemia da Covid-19 devastar o negócio anterior da família.
A ideia inicial era simples, porém promissora: oferecer sorvete tipo italiano e churros em um mesmo ponto de venda. Mas foi a criação do ‘chuvete’, uma inovadora combinação de churros com sorvete, que catapultou a Flash Mix para o crescimento.
“A gente pensou que, se fosse colocar churros para vender, teria que ser algo diferenciado”, afirma Rodrigo Ferrarezi. A introdução desse produto não só diversificou o cardápio, como estabilizou as vendas durante as estações mais frias.
Franquia de sorvete foi solução à crise
A pandemia forçou os irmãos Ferrarezi a buscarem alternativas para sua antiga empresa de transportes. Inspirados por um amigo que possuía uma sorveteria no Nordeste, eles decidiram investir no segmento de alimentação.
O quiosque inicial, no estacionamento de um supermercado, logo mostrou o potencial do negócio, levando à decisão de expandir por meio do sistema de franquias.
Em menos de três anos, a Flash Mix recuperou o investimento inicial e já possibilitou projetar uma expansão ambiciosa.
Com seis franquias já estabelecidas e mais três em implantação, a marca prevê alcançar 40 unidades pelo Brasil até o final de 2024, focando em regiões de clima quente e alto fluxo de pessoas, especialmente nas classes C e D.
Modelo da franquia Flash Mix e projeções
Para se tornar um franqueado da Flash Mix, o investimento inicial é de R$ 130 mil, com um faturamento médio que parte de R$ 50 mil e um prazo de retorno entre 12 e 16 meses.
Esses números destacam a franquia Flash Mix como uma oportunidade promissora para empreendedores interessados no setor de franquias de alimentação.
O sucesso da Flash Mix reflete a tendência crescente do mercado de sorvetes no Brasil, que, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), movimenta mais de R$ 14 bilhões por ano.
A combinação de um produto inovador, como o ‘chuvete’, com uma estratégia de negócio sólida, exemplifica o potencial de crescimento no segmento de franquias de sorvete.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.