A QÓculos, franquia de óticas que se originou do e-commerce, anunciou seu plano de expansão para 2024. Para este ano, a rede projeta lançar 50 novas unidades e alcançar o faturamento de R$ 100 milhões. Atualmente, a marca conta com 50 lojas em operação.
De acordo com Rafael Galdino, diretor executivo e cofundador da franquia QÓculos, a expansão seguirá em ritmo nacional. “Temos lojas em Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, dentre outros estados”, diz Galdino acrescentando que, em 2024, a previsão também é de expansão para as regiões Norte e Nordeste.
Para a expansão, a franquia QÓculos conta com dois modelos de investimento: tradicional e outlet. Ambos têm um investimento a partir de R$ 190 mil e possuem um prazo de retorno entre 12 e 18 meses. Em 2023, a franquia QÓculos vendeu mais de 60 mil óculos de grau e de sol, sendo entre 20% a 30% deles de marcas próprias.
Mercado óptico e franchising
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40 milhões de pessoas precisam de correção visual. Além do mais, atualmente, o mercado óptico não abrange apenas saúde e cuidados essenciais, mas também as áreas voltadas para moda e acessórios. “Por essas questões e outras, o mercado óptico no Brasil é um terreno fértil, principalmente no franchising”, avalia Galdino.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde e bem-estar fechou o terceiro trimestre de 2023 se destacando com receita 13,7% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.