Ser um multifranqueado, seja de várias marcas ou até mesmo de unidades de uma mesma rede, oferece uma oportunidade única de diversificar o portfólio de negócios, aproveitando diferentes mercados, permitindo ao empreendedor explorar a expertise de diferentes franqueadores, ampliando a presença no mercado e mitigando riscos ao distribuir investimentos entre diferentes marcas.
Porém, gerenciar múltiplas franquias requer habilidades de gestão e uma capacidade única de equilibrar diferentes demandas e dinâmicas comerciais. Isso envolve não apenas compreender as particularidades de cada marca e seu mercado-alvo, mas também dominar estratégias eficientes de operação, gestão de equipe e controle financeiro.
A diversidade oferecida por franquias de múltiplas marcas requer um gerenciamento proativo, garantindo que cada unidade opere de acordo com os padrões estabelecidos pela franqueadora ao mesmo tempo em que se adapta às individualidades de cada negócio.
Estratégia de mercado para multifranqueado
Na avaliação de Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO da holding brasileira Antaris Franchising, especializada em franquias de alimentação, os investidores experientes têm como caminho natural multiplicar a rede, abrindo novas lojas na mesma cidade ou até ampliando para outras localidades.
Mas, uma estratégia que vem ganhando espaço, de acordo com o especialista, é a possibilidade de diversificar as marcas lidando com a mesma empresa em casos em que toda a cadeia é de um único grupo.
“Um dos benefícios de adquirir novas marcas de um grupo com quem já atua é ampliar relacionamento junto a profissionais conhecidos. O franqueado tem todos os contatos, sabe exatamente a quem recorrer caso precise de ajuda”, afirma Ribeiro de Souza.
Benefícios para ser um multifranqueado
Embora desafiador, ser franqueado de múltiplas marcas pode trazer benefícios significativos, como a redução do risco ao distribuir investimentos em diferentes setores e a possibilidade de capitalizar em várias oportunidades de mercado.
Assim, ao ampliar os negócios dentro do mesmo grupo, o multifranqueado tem a garantia de que a qualidade já adotada pela holding será a mesma independentemente da rede. “Estamos sempre em busca de inovação e de olho em novos produtos, porém cientes do tamanho do nosso negócio e quantos franqueados contam conosco”, finaliza o CEO da Antaris Franchising.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.