Nos últimos anos tem sido possível acompanhar a crescente preocupação e atenção de negócios em relação alguns fatores que, em outros momentos, não eram foco. Hoje, porém, a sustentabilidade e a personalização se destacam como elementos chaves para o sucesso no varejo.
E uma marca brasileira vem apostando forte nas novas visões de mercado. A Tem Jeito, uma rede de franquias especializada em consertos e customizações de roupas, demonstra como adaptabilidade, sustentabilidade e inovação podem ser os pilares para um negócio de sucesso.
A origem da Tem Jeito remonta à experiência pessoal de seu fundador, Evandro de Macedo Filho. Confrontado com a ineficiência dos serviços tradicionais de costura, Evandro viu uma oportunidade de mercado. “Esses três pilares eram fundamentais e nenhum concorrente nosso na cidade tinha esses pilares”, explica acrescentando, ainda, a qualidade, rapidez e atendimento diferenciado que desejava oferecer.
Em um momento no qual roupas de segunda mão ganham popularidade, a Tem Jeito se posiciona de forma estratégica. “Ajudamos muito esse mercado de brechó que tem crescido e também a questão de reutilização, de sustentabilidade”, diz o executivo. Esta abordagem não só atende a uma demanda crescente por práticas sustentáveis, mas também se alinha com um mercado em evolução.
Além de responder às tendências de consumo, a Tem Jeito tem um forte compromisso com práticas sustentáveis. Iniciativas como a distribuição de mudas, reutilização de retalhos e promoção de eco bags demonstram um esforço contínuo para reduzir o impacto ambiental e promover um consumo consciente.
Modelos de negócio
O modelo de negócios da Tem Jeito é inovador e responde às necessidades atuais dos consumidores. “Trouxemos a costureira delivery, que é o atendimento na casa do cliente, e lojas express, que são lojas de bairro”, explica Macedo Filho. Essas iniciativas refletem um entendimento profundo do mercado e das preferências dos clientes.
A expansão da rede é um foco chave para a Tem Jeito. Com planos de abertura em novas cidades e o conceito inovador de lojas em containers, a franquia busca aumentar sua presença e acessibilidade. “Essa expansão de estratégia de lojas express é um novo modelo, vamos inaugurar agora em formato de container”, revela.
Para potenciais franqueados, a Tem Jeito apresenta um modelo de negócio atraente. O investimento inicial necessário para abrir uma unidade varia entre R$ 150 mil e R$ 180 mil, abrangendo uma variedade de custos operacionais e de infraestrutura. Segundo a empresa, o negócio proporciona um faturamento médio mensal de R$ 35 mil por loja.
A diferenciação no mercado competitivo de franquias é outro destaque da Tem Jeito. Com foco em atendimento personalizado e serviços de qualidade, a marca se posiciona de forma única. “A grande diferença da nossa franquia é o relacionamento direto com o dono da franquia e um acompanhamento de mentoria semanal durante três meses”, enfatiza Evandro.
Editor-chefe do Portal Achei Minha Franquia e diretor da NewPR Agency.